Você está preparado para trabalhar com robôs?

Author Photo
1:58 pm - 26 de dezembro de 2019

Robôs trabalham ao lado de humanos há muitos anos, em fábricas do mundo inteiro – mas sempre dentro de jaulas. Os grandes robôs industriais são máquinas precisas e eficientes, mas também potencialmente letais.

Mas não estamos falando de cenários de filmes de ficção científica em que os robôs se rebelam contra seus criadores, muito menos de criaturas biônicas como o Terminator, da série de filmes “Exterminador do Futuro”, muito pelo contrário. O perigo oferecido por esses robôs é justamente a falta de inteligência. Em 2015, um funcionário de uma fábrica da Volkswagen em Baunatal, na Alemanha, estava trabalhando dentro do espaço restrito para as máquinas, quando foi confundido com uma peça de carro e esmagado contra uma chapa de ferro. O homem foi levado ao hospital, onde acabou morrendo.

Mas existe uma nova geração de robôs, mais gentis e “conscientes” do ambiente à sua volta, que se libertou das jaulas e agora trabalha lado a lado dos seres humanos. Graças a avanços formidáveis nos sensores e a sistemas de inteligência artificial que residem na nuvem, essas máquinas já percorrem corredores de supermercados, perambulam por armazéns e até mesmo por algumas calçadas, fazendo entregas. A convivência pacífica — e segura — entre criador e criatura deve ser uma das grandes transformações do mundo do trabalho nas próximas décadas.

Confira aqui a matéria completa na IT Trends*

*IT Trends é uma edtech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.