Categories: Notícias

Trabalhadores de TI de São Paulo aprovam a pauta da campanha salarial 2017

Os profissionais de TI aprovaram a pauta da campanha salarial de 2017 apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd-SP). De acordo com o Sindicato, as propostas, que incluem redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, aumento real de salário e ampliação de benefícios sociais serão levadas para a negociação com o patronato.

A assembleia com os profissionais foi a última de uma série de 15 encontros realizados com os trabalhadores do setor em todo o estado de São Paulo. No total, aproximadamente 3 mil talentos de TI participaram das votações que definiram os rumos da Campanha Salarial. Agora, as reivindicações aprovadas serão levadas ao sindicato patronal para que, a partir de janeiro, sejam iniciadas as negociações.

Aumento real
Entre os principais pontos da pauta aprovada, está o reajuste salarial com aumento real para os trabalhadores. Ficou definido que o Sindicato pleiteará a correção acumulada do INPC de 2016 acrescida de 3% de aumento real. “Nós queremos o que é nosso”, disse o presidente do Sindpd-SP, Antonio Neto.

Ao defender um percentual de aumento real além da inflação do período, o Sindicato quer garantir aos trabalhadores de TI a manutenção do poder de compra dos salários. Isso tem sido um dos principais objetivos do Sindicato, que conseguiu elevar os rendimentos dos profissionais do setor em 32% no acumulado dos últimos quatro anos.

Jornada menor
A redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem diminuição proporcional de salário, também foi aprovada pelos trabalhadores. O presidente do Sindpd-SP destacou que a reivindicação está embasada em estudos que já comprovaram os elevados níveis de estresse e pressão que atingem a categoria.

Em 2011, o Sindpd-SP já havia garantido aos profissionais do setor a redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais. Foi uma das primeiras categorias do País a garantir a diminuição das horas de trabalho.

Benefícios sociais
A pauta aprovada também reivindica uma série de melhorias nos benefícios sociais. Uma delas inclui o pagamento do vale-alimentação de forma conjunta com o vale-refeição. Hoje, apenas o custeio do VR é obrigatório. Outra demanda prevê que as empresas assumam integralmente o pagamento dos planos médico e odontológico dos trabalhadores, que atualmente são responsáveis por uma coparticipação.

Também estão entre as propostas a ampliação do valor pago como hora extra. Hoje, as empresas são obrigadas a pagar um percentual de 75% nas duas primeiras horas. A pauta prevê pagamento de 100% nas duas primeiras horas e de 150% nas demais, além de sábados, domingos e feriados.

Valorização do trabalhador
Benefícios que já foram consolidados nos últimos anos também integrarão a pauta, como a obrigatoriedade de que todas as empresas do setor apresentem propostas para pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados).

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

3 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

3 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

3 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

3 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

3 dias ago