Totvs quer investir R$ 300 mi em startups nos próximos quatro anos

Empresa anunciou compromisso de investimento em venture capital focado em startups com alto potencial de crescimento

Author Photo
9:34 pm - 12 de novembro de 2021

A desenvolvedora de software de gestão empresarial brasileira Totvs anunciou essa semana a intenção de destinar R$ 300 milhões, nos próximos quatro anos, para investimentos em startups com alto potencial de crescimento e capacidade de inovação, por meio de aquisições de participações minoritárias. O objetivo central é desenvolver mecanismos para aproveitar oportunidades de investimentos.

O fundo de investimento será controlado pela Citrino, gestora de recursos, e a Totvs fará a indicação de membros a um comitê consultivo que auxiliará a Citrino. O órgão vai avaliar investimentos e o crescimento de aportes anteriores conforme os resultados obtidos por cada startup.

Leia também: CI&T abre capital em NY e tem aumento de 20,80% em ações

“Nos últimos anos temos ampliado muito nosso escopo de atuação, considerando nossas três dimensões de negócio – gestão, techfin e business performance. Isso aumentou a quantidade de empresas interessantes no nosso horizonte”, explica Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs. “Ao mesmo tempo, há um boom de startups desenvolvendo novos modelos de negócios e novas tecnologias. A consolidação do fundo é uma forma de unirmos essas duas pontas e desenvolver um ambiente de negócios mais sofisticado.”

O fundo deve privilegiar startups que atuem nas áreas de saúde, varejo, manufatura, serviços financeiros, agricultura e educação. O fundo vai priorizar empresas que atuem com desenvolvimento de software como serviço (SaaS) e gestão e tráfego de dados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.