Notícias

Totvs lança release do Protheus com foco em UX e produtividade

Um novo release para a linha de software de gestão corporativa Protheus, que incluiu também um novo binário – grosso modo um servidor da aplicação e seus componentes, ou AppServer –, promete não só os costumeiros ganhos de eficiência e velocidade que sempre vem a reboque em lançamentos dessa categoria. Trata-se, segundo a Totvs, de mais um capítulo da estratégia de ouvir os clientes para melhorar a produtividade.

Não por acaso a empresa programou, para os próximos dias dessa semana, um evento online e gratuito – a Semana Protheus 2021, entre terça (19) e sexta (22) – para apresentar as novidades aos clientes e colher feedbacks. O ERP está disponível para download há quase duas semanas, mas o lançamento oficial e está marcado para o evento, que inclui uma série de webinars, temáticos para aprofundar temas de interesse e tirar dúvidas.

Um piloto do release 12.1.33 (que promete, segundo a própria empresa, “ser o melhor de todos”) já vem sido feito há alguns meses com mais de 30 clientes.

“A gente construiu cenários de testes, e uma vez que [os clientes] recebessem o release novo já usariam a automação para validar”, explica Rodrigo Sartorio, diretor encarregado pelos produtos de backoffice da linha Protheus na Totvs, em entrevista ao IT Forum. “Foi bem formal, com compromissos e benefícios. Já estão rodando [a versão nova] há pelo menos 45 dias, alguns até mais, inclusive com fechamentos mensais e contabilidade.”

Leia mais: Mutant compra a DI4U e reforça estratégia de CX

Sartorio explica que o desenvolvimento de um novo release para um software de gestão tão complexo é “sempre um projeto de UX”, ou seja, trata-se de ouvir dos clientes as dores que atravancam a produtividade. Dessa vez, como resultado, surgem processos novos e outros modernizados.

“O servidor de aplicação é um dos componentes [do novo release]. O outro são as regras de negócio efetivamente. Ele traz inovação em duas partes importantes do Protheus, tanto a plataforma tecnológica como as regras de negócio”, conta o executivo, que exemplifica: contas a pagar, que ganhou uma série de melhorias e promete menos tempo gasto em certas interfaces. O módulo de faturamento também teve atualizações importantes de regra de negócio, “sempre pensando na produtividade do cliente”, diz o executivo.

Outras novidades que a Totvs promete mostrar durante essa semana incluem diversos aplicativos móveis, uso de inteligência artificial e outras novas funcionalidades. Há ainda novidades para clientes do segmento de manufatura, planos de saúde, varejo e RH, entre outros.

“Um [aplicativo móvel] que posso destacar é a prestação de contas avulsas de uma empresa, que pode ser feito no mobile. Quem viaja bastante e pega muitos recibos agora pode registrar, tirar foto da nota fiscal, e o financeiro já aprova”, explica Sartorio. “Temos ao longo dos releases modernizado essa experiência.”

Desafios

Se o objetivo final da Totvs com o Protheus é aumentara a produtividade dos clientes com base no que eles próprios dizem, o desafio subsequente é justamente distribuir essas novidades sem ignorar as necessidades específicas deles. Segundo Sartorio, a base atual de clientes do Protheus, incluindo aqueles que acumulam grande número de customizações, traz desafios.

“Minha base é muito grande e eu sempre tenho que respeitar [isso] nas evoluções. Para quem usa customização [o software] tem que continuar funcionando”, diz ele, que assegurar estar indo bem nesse processo. “Eu diria que os investimentos dos últimos anos ajudaram a tornar [a atualização] mais simples.”

O executivo cita recursos de telemetria que permitem acompanhar a evolução do processo em toda a base de clientes. É possível também acompanhar que release cada cliente usa, tornando o processo mais transparente. Trata-se, claro, de um processo mais simples quando o cliente hospeda a aplicação na nuvem fornecida pela própria Totvs, muito embora o diretor assegure que todas as nuvens públicas são suportadas graças a parcerias com Microsoft e AWS, por exemplo. O mesmo para nuvens privadas e sistemas on premise.

“A gente evoluiu isso a ponto de ter uma central de atualizações que mostra se o sistema está ou não atualizado e toma decisões para facilmente atualizar com alguns cliques”, diz. Sartorio não revela que parcela dos clientes da Totvs está na nuvem, nem em qual nuvem, mas que “entende que o mundo é híbrido e aceitamos isso”.

A expectativa da Totvs é que o novo release seja o principal produto rodando em sua base até o meio do ano que vem, até que venha uma nova versão.

Recent Posts

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

38 minutos ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

1 hora ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

2 horas ago

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para…

3 horas ago

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA

“Apesar do meu nome, eu não gosto de projetos faraônicos”, foi com esse tom de…

3 horas ago

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

5 horas ago