Tonny Martins é novo presidente da IBM Brasil

Marcelo Porto, que ocupava o cargo há 3 anos, assume vice-presidência da unidade Cloud da empresa para AL

Author Photo
7:19 pm - 03 de janeiro de 2018
Novo presidente IBM Brasil

A IBM Brasil anuncia que Tonny Martins é o novo presidente da companhia no país. O executivo liderava a IBM México desde 2016. Durante sua gestão na IBM México, a unidade apresentou crescimento significativo, ganhou participação no mercado e expandiu seus negócios, principalmente nas áreas de serviços de TI e consultoria.

Marcelo Porto, que comandou a empresa nos últimos três anos, esteve à frente de projetos estratégicos, contribuindo para a transformação digital e cognitiva de clientes da indústria financeira e das áreas de distribuição e telecomunicações do país. Além disso, liderou a adoção de Watson no segmento de saúde e de blockchain em seguros. Em 2017, a IBM México foi reconhecida por incorporar ao país a revolução da inteligência artificial.

Trajetória do novo comandante

Martins iniciou sua carreira na IBM Brasil há 27 anos como estagiário. Ocupou diversas posições de liderança no País e no exterior. Com ampla experiência em serviços de consultoria e nas indústrias financeira e de seguros, o novo comandante esteve à frente de uma série de projetos de transformação de clientes ao longo de sua carreira.

Criou a unidade de e-business no Brasil, implementou as primeiras fábricas de software na região e foi responsável pelo primeiro centro de soluções da IBM focado em desenvolver projetos inovadores para bancos.

Entre 2011 e 2013, mudou-se para Shangai, na China, para assumir a organização de delivery da Divisão Global de Consultoria, em que foi responsável pela operação em cerca de 150 países.

De acordo com a empresa, Martins assume o posto em um momento estratégico para o mercado de tecnologia brasileiro, no auge da adoção de soluções de inteligência artificial, cloud e segurança e no início de uma nova revolução, a do blockchain.

O novo presidente terá a missão de apoiar os clientes em suas jornadas de reinvenção digital e na adoção dessas tecnologias. “Não poderia estar mais entusiasmado para assumir a empresa no início de seu novo centenário, em um momento em que o mercado anseia por inovação e transformação. Estou muito honrado por esse desafio e por liderar um time extremamente preparado e apaixonado pelo sucesso dos nossos clientes”, comenta Martins.

Comando de peso

Em sua nova posição, Marcelo Porto comandará a expansão dos negócios da IBM Cloud na América Latina. Segundo a IBM, a gestão do executivo ficará marcada pelos 100 anos da IBM no Brasil, celebrados em 2017, pela adoção vertiginosa da plataforma de inteligência artificial da IBM, Watson, por clientes de diversos segmentos, além de iniciativas de experiências cognitivas pioneiras junto à sociedade como os projetos na Pinacoteca de São Paulo e no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O executivo liderou a consolidação da IBM como uma empresa de soluções cognitivas na nuvem e abriu suas portas para programas de empreendedorismo e inovação, realizando diversas iniciativas junto a startups e desenvolvedores, como sessões de design thinking e hackatons.

Porto introduziu mudanças culturais importantes na empresa, como a adoção do programa “no dress code”, além de ampliar os já consolidados programas de diversidade e inclusão da companhia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.