Tinbot: seu companheiro de trabalho é um robô

Desenvolvido no Brasil, criação já está em universidades, empresas e outros estabelecimentos

Author Photo
7:16 pm - 18 de outubro de 2018
Marco Diniz e o Tinbot, no IT Forum Expo

Como seria o trabalho se sua equipe tivesse um robô como integrante? Pode até parecer uma conversa futurista, mas essa já é uma possibilidade real. É o que mostrou o cientista da computação Marco Diniz, durante o IT Forum Expo 2018.

O motivo é sua criação, o Tinbot, robô brasileiro com inteligência artificial capaz de performar diversas atividades. “Nossa ideia é humanizar a robótica e a inteligência artificial, para que as pessoas consigam se relacionar de maneira mais afetiva com essas tecnologias”, explica Diniz. Além de eficiente, o robozinho possui diversas tiradas de humor e já está em atividade em alguns locais do Brasil, como empresas, universidades e escolas.

O Tinbot possui uma plataforma totalmente customizável, podendo ajudar em diversos serviços, como em recepções, monitorando indicadores de produção, critérios e metas de vendas. Também possui uma linguagem de programação bastante simples, a TicoTico, que permite que frases, movimentos e expressões faciais do robô sejam inclusas até mesmo com emoticons. O robô também aceita linguagens convencionais de programação.

Como ficam os humanos?

“Existe o medo sempre recorrente de que os robôs vão eliminar vagas ocupadas por humanos, mas isso não significa que o mundo enfrentará grandes ondas de desemprego, ou de pessoas de volta na extrema pobreza”, opinou o palestrante.

Um dos motivos apresentados pelo palestrante é o fato de que, com o uso de maior automação das linhas de produção, os alimentos tendem a se tornar mais baratos, e ganhar maior escala de produção.

“Na virada da terceira revolução industrial, no começo da década de 1970, o número de pessoas na extrema pobreza caiu muito (sem dinheiro suficiente para se alimentar regularmente). Essa foi a época do primeiro chip programável”. Às portas da quarta revolução industrial, estamos prestes a ganhar maior escalabilidade de produção e um companheiro de trabalho por enquanto inusitado: um robô com senso de humor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.