A TIM anunciou nesta terça-feira (06) uma nova iniciativa para acelerar o desenvolvimento de carreiras e o acesso de mulheres ao mercado de trabalho no Brasil em parceria com o aplicativo Mulheres Positivas.
Além da operadora de telefonia, a ação reúne outras nove companhias de diferentes segmentos, incluindo tecnologia, varejo e produtos de consumo: Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via. A campanha de lançamento do movimento terá a participação da cantora IZA, que será embaixadora do projeto.
A iniciativa visa combater desafios crônicos enfrentados por mulheres profissionais no mercado de trabalho, incluindo preconceito em processos seletivos, dificuldade em serem ouvidas por líderes e colegas, menos oportunidades de crescimento profissional, falta de rede de apoio para conciliar carreira e família e disparidade salarial.
Pietro Labriola, CEO da TIM, pontuou que a ação também foi pensada como um apoio para mulheres no momento de retomada econômica pós-pandemia. Conforme o executivo lembrou, profissionais mulheres foram afetadas de forma desproporcional ao longo dos últimos meses, e sofrem mais com o desemprego causado pelo impacto econômico da pandemia.
“As mulheres estão enfrentando desafios sem precedentes, agravados pela pandemia que evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e de gênero. O acesso ao mundo digital e o desenvolvimento de habilidades exigidas por ele se tornaram uma urgência para aquelas que querem e precisam se inserir no mercado de trabalho. É o momento de unirmos esforços e promover iniciativas concretas de inclusão e transformação social”, afirmou.
O projeto é centrado no aplicativo Mulheres Positivas, desenvolvido pela empresária Fabiana Saad, que funciona como um hub de oportunidades de emprego, cursos e outros conteúdos para fortalecer o empoderamento feminino. Clientes da TIM poderão navegar na plataforma sem consumir seu pacote de dados. Segundo Labriola, a gratuidade do app irá até o final de 2021 – planos de assinatura estarão disponíveis depois disso.
“O movimento Mulheres Positivas tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher”, afirmou Saad. “Junto com a TIM, nós temos a oportunidade de fazer algo prático e concreto para impactar positivamente a vida das mulheres brasileiras”. As vagas serão divulgadas por empresas parceiras da iniciativa em vários níveis hierárquicos. Na seção de cursos, conteúdos sobre carreira, negócio, tecnologias, equidade de gênero e inovação estarão disponíveis.
A iniciativa também contará com um braço de mentoria, que começa no final de julho. No primeiro momento, o programa estará disponível de maneira cruzada entre as participantes – uma diretora da Microsoft, por exemplo, poderá atuar como mentora de uma colaboradora da Pirelli. No futuro, no entanto, o programa de mentoria gratuito também estará disponível para todas as usuárias do aplicativo, segundo Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM.
A coordenação da iniciativa será da consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, executiva da área de tecnologia, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto a ONU Mulheres e aos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs).
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