Notícias

TIM evolui papel da TI na maior operação de aquisição do setor

A compra do serviço de telefonia móvel da Oi, em 2022, pelo consórcio formado pelas operadoras TIM, Vivo e Claro, é considerada a maior operação de M&A do setor de telecomunicações do País. Por sua grandiosidade, a aquisição trouxe diversos desafios a cada parte envolvida. 

No caso da TIM, que ficou com a maior parte dos ativos da concorrente – espectro e base de clientes – foi ainda mais desafiador. O plano de migração não somente foi bem executado, como rendeu à Auana Mattar, CIO da TIM Brasil e líder do projeto M&A Oi -Aquisição da Oi Móvel, o prêmio Executiva de TI do Ano de 2023, na categoria Indústria digital – TI e Telecom. 

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Para ela, comunicação e empatia foram cruciais para garantir a efetividade de todas as especificações e qualidade do projeto. “Sem clareza na comunicação diária, o trabalho não funciona. E ter empatia é uma regra importante no relacionamento com as pessoas”, afirma Auana. 

Tais pilares já eram priorizados pela CIO em sua rotina liderando uma equipe de mais de 500 pessoas. Ela acumula mais de 20 anos de experiência, trabalhando com projetos de transformação digital e evolução tecnológica contínua da operadora.  

Evolução da TI

O projeto M&A Oi – Aquisição da Oi Móvel foi realizado em três fases, ao longo de 12 meses, no mesmo período em que a TIM lançava o 5G no Brasil de forma pioneira. Segundo Auana, foi um período de evolução da TI da operadora, que atuou junto às demais áreas como parceira na geração de valor para a companhia. “Foi um grande desafio para a operadora, mas realizamos com sucesso, antecipando etapas e colocando os clientes como prioridade em todo o processo”, conta. 

O desafio incluiu a migração de 16 milhões de clientes da Oi para a TIM – que levou 7 meses para ser concluída –, bem como o mapeamento, especificação e configuração de todas as ofertas existentes na base ativa da operadora adquirida nos sistemas da TIM. A primeira fase foi concluída em junho de 2022, com a liberação da rede da TIM para os novos usuários.  

Em seguida, foi feito o desligamento da rede Oi e, na sequência, a integração sistêmica, quando a tarifação e a emissão de contas, por exemplo, passaram a ser feitas pela TIM. Os clientes foram comunicados previamente sobre as mudanças, nos prazos determinados, e tudo ocorreu de forma automática.  

O processo foi totalmente concluído em abril de 2023, proporcionando uma migração “transparente”, ou seja, com zero impactos para a experiência dos clientes. Foram mais de 87 mil combinações de ofertas criadas nos sistemas e atribuídas aos clientes. 

“O projeto foi conduzido em modelo ágil, com atuação das áreas de negócio em sinergia total com a tecnologia. Também foram feitas reuniões executivas semanais entre a direção das quat4ro operadoras, para acompanhar a evolução do projeto e resolver eventuais temas que o grupo não conseguisse tratar no nível das squads”, relata a executiva. Com orgulho, a CIO diz que garra, foco, objetivo único e transparência foram a base que sustentou todas as equipes envolvidas na TIM no projeto de M&A da Oi. 

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

8 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

8 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

9 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

10 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

11 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

12 horas ago