TIM e Telefônica Brasil fecham acordo para compartilhar infraestrutura

Acordo envolve implementação de dois contratos voltados para compartilhar infraestrutura de rede 2G, 3G e 4G

Author Photo
9:00 am - 23 de dezembro de 2019

As operadoras de telecomunicações Telefônica Brasil e a TIM Participações informaram na última quinta (19) o plano de compartilhar a mesma infraestrutura de rede. De acordo com a Reuters, a parceria será realizada com a implementação de dois contratos voltados para compartilhar infraestrutura de rede 2G, 3G e 4G. 

O projeto ainda precisa passar pela aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, segundo as empresas, os clientes não sentirão o impacto dessa possível integração. 

A otimização de custos e expansão de investimentos em outras áreas foram os motivos apresentados por Telefônica e Tim para a formação da parceria. O objetivo será utilizar uma rede única para a tecnologia 2G e, no caso de 3G e 4G as empresas trabalhariam compartilhando o sinal em municípios em que apenas delas opera, de forma a expandir a rede sem a necessidade de instalação de torres próprias. 

“Os clientes se beneficiarão diretamente deste projeto (…) com a entrada de uma das operadoras em cidades onde Vivo ou TIM não estavam presentes (mais de 400 novas cidades cobertas por cada operadora no decorrer do primeiro ano de vigência do contrato”, diz trecho do comunicado da Telefônica Brasil. 

Em um primeiro momento, a consolidação dos serviços será realizada em 50 cidades e deve levar seis meses para ser concluída. Quando esse processo estiver concluído, as marcas irão avaliar os resultados e discutir o perímetro total do projeto, que pode alcançar mais de 1,6 mil cidades. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.