TIM anuncia atualização de rede com foco em aplicações de IoT

Segundo operadora, atualização entrega velocidade de conexão até três vezes maior em relação à versão anterior

Author Photo
8:31 pm - 03 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

A TIM anunciou atualização de suas redes LPWA (low-power wide-area) utilizadas na conexão de aplicações de internet das coisas (IoT). Clientes corporativos agora poderão contar com novas funcionalidades. Ao todo, mais de 4.100 municípios possuem cobertura NB-IoT da operadora.

O protocolo NB-IoT 1 (padrão 3GPP release 13) foi atualizado para o novo release 14 (NB-IoT 2) que, segundo a TIM, entrega velocidade de conexão (uplink e downlink) até três vezes maior em relação à versão anterior.

Já a implantação da nova funcionalidade PSM (Power Saving Mode, na sigla em inglês) permitiria, de acordo com a operadora, uma economia de até 80% no consumo das baterias, prolongando assim a vida útil das baterias e promovendo uma gestão mais eficiente da conectividade.

Leia também: Total Experience: a vez da experiência do colaborador

“Esta rede vai habilitar novos casos de uso que necessitem de mobilidade e economia de energia em sensores wireless nas mais diversas verticais. Imagine uma etiqueta inteligente com mobilidade completa, capacidade de conexão no subsolo de um prédio, bateria com duração de mais de 10 anos e cobertura nacional”, explica Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil.

As novas funcionalidades cobrem também atualizações de firmware para grandes volumes de dispositivos. Da mesma forma, a tecnologia se mostra fundamental para o desenvolvimento de aplicativos que necessitam de comunicação de grupo com sincronia push-to-talk (e similares), e de mobilidade na rede, como rastreadores (inclusive do tipo “Isca”), soluções de telemetria, wearables em geral e outros, tais como medidores de gás e água usados em serviços públicos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.