TikTok limitou vídeos de LGBTQs, obesos e deficientes nos feeds

Empresa disse que medida foi para evitar bullying na plataforma, numa tentativa discriminatória de "proteger" usuários

Author Photo
11:11 am - 05 de dezembro de 2019

De acordo com uma matéria do Netzpolitik.org, o TikTok limitou o alcance de vídeos de pessoas com deficiência, “obesos autoconfiantes”, usuários LGBTQ e usuários com autismo.

A publicação entrou em contato com uma fonte interna da empresa e obteve documentos sobre a imposição. A política interna visava “proteger” os usuários com alto risco de bullying. Por outro lado, acabou representando discriminação, já que moderadores precisavam tomar decisões rápidas sobre os conteúdos.

O site alega que vídeos de pessoas destes grupos eram categorizados como “Auto R”, uma categoria/tag de risco. Isso impedia que os vídeos aparecessem no feed de outros usuários após atingir uma determinada quantidade de visualizações.

A controversa medida adotada pela ByteDance, empresa que detém o TikTok, para evitar bullying na plataforma, surge como mais um caso de violação. O aplicativo está sendo processado nos Estados Unidos por supostamente coletar e expor dados pessoais de crianças menores de 13 anos.

Um porta-voz do TikTok disse que as regras partiram de uma “tentativa precoce e falha” para combater conflitos na plataforma. Ele informou, também, que a medida não foi pensada para ser de longo prazo. Por outro lado, a fonte anônima do Netzpolitik.org disse que os moderadores foram instruídos a seguir tais regras até setembro.

Ao The Verge, um porta-voz da empresa disse que, “embora a intenção fosse boa, a abordagem estava errada”. Ele também afirmou que “há muito tempo, mudamos a política anterior em favor de políticas antibullying mais sutis”.

Os vídeos, basicamente, não eram removidos. Mas, por outro lado, tinham seu alcance reduzido na plataforma.

Com informações de: Netzpolitik.org, The Verge.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.