TI e Marketing não trabalham como parceiros estratégicos, constata estudo

Author Photo
3:55 pm - 18 de setembro de 2014
TI e Marketing não trabalham como parceiros estratégicos
Não é novidade que o alinhamento entre as diversas áreas é desafio para as empresas. Mas, de acordo com estudo realizado pela Teradata e Forbes Insight, o cenário ainda prevalece. O levantamento “Quebrando os silos de marketing: a chave para alcançar a satisfação do cliente e melhorar seus resultados” mostra que 74% dos profissionais de Marketing e TI não trabalham como parceiros estratégicos em suas companhias. 

Para chegar à conclusão, foram ouvidos Chief Marketing Officers (CMOs) de organizações como Citrix, Conversant, HubSpot, Juniper Networks e Wi-Fi Alliance.  

A pesquisa identificou que parte do desafio parece ser natural da área de Marketing. Existem silos dentro dos próprios departamentos de Marketing em companhias B2B e B2C, primeiramente, por que a maioria dos departamentos de Marketing é, por natureza, segmentada, de acordo com as funções, como publicidade, relações públicas, pesquisas de indústria e mercado, marketing digital, marketing de relacionamento e comunicação corporativa, por exemplo. 

Os silos dos departamentos de marketing podem desmotivar os empregados, criar tensões, enfraquecer a satisfação do cliente, reduzir a eficiência e aumentar os custos, e corroer os resultados, constata.

“Hoje, os líderes de marketing têm muitas opções organizacionais e tecnológicas para endereçar os problemas de silos, e, ao mesmo tempo, considerar que o tema deve ser focado sob um prisma estratégico, voltado a dados, criando uma cultura que unifica a tomada de decisão, focando especificamente na experiência do cliente”, afirma Lisa Arthur, CMO da Teradata Marketing Applications. 

Lisa acredita que quebrar os silos é um passo crítico para alcançar sucesso em marketing focado em dados, e esperamos que essa nova pesquisa ajudará os líderes de marketing, em nível mundial, a eliminar o problema.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.