TI da Kroton Educacional investe em adaptive learning para aprimorar ensino

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11:10 am - 14 de outubro de 2016
TI da Kroton Educacional investe em adaptive learning para aprimorar ensino

A Kroton Educacional é conhecida por ser um dos maiores grupos educacionais do País e esse patamar foi conquistado não somente pela qualidade e eficiência com que trabalha, mas também pela aquisição de empresas nos últimos cinco anos. Desde 2011, o grupo comprou cerca de seis organizações, sendo IUNI Educacional, Unopar e Anhanguera, algumas das últimas a se fundir com a instituição.

O histórico de compras resultou na junção de diferentes sistemas e o que já era complexo ficou ainda mais desafiador em termos de gerenciamento de dados. “Com algumas dessas aquisições temos um trabalho de tombamento, de padronização de sistemas. Outras, nós simplesmente incorporamos ao nosso ecossistema porque possuem valor diferenciado e não tinha qualquer similar na empresa antes da compra”, conta Ailton Brandão, CIO da Kroton.

Para endereçar essa questão, em meados de 2014, a TI da instituição deu início ao projeto K-Hub com objetivo de criar um centro de informações que possibilita que outros sistemas se conectem a ele, facilitando integração e implantação de novas soluções. “Quando preciso conectar um novo sistema, de biblioteca ou de livro didático digital, por exemplo, simplesmente ligo no barramento [SOA, sigla para Service-Oriented Architecture] em vez de fazer uma conexão ponto a ponto”, explicou o executivo em entrevista ao IT Forum 365

“Dessa forma, faço simplesmente uma nova interface já que os dados de alunos já estão no K-Hub“, completa, dizendo que iniciativa possibilitou ganhos enormes de time to marketing para a empresa. Para se ter uma ideia, novas ferramentas podem ser implantadas em quinze dias, quando anteriormente o mesmo procedimento consumia três meses para ser completado.

Além de possibilitar mais segurança para a criação de cadastros mestres para alunos, professores, unidades e disciplinas, a plataforma também assegura qualidade às informações. “Conseguimos fazer uma qualificação melhor dos dados, detectando endereços que não têm qualidade suficiente e são devolvidos para serem complementado, por exemplo”, destaca Brandão.

Esse processo, em especial, é feito com ferramentas da Informatica. “Um dos aspectos da nossa solução é a capacidade de automatizar esses processos e, se necessário, criar um workflow de tratamento”, explica Wilson Teixeira, executivo de vendas da empresa. “O que não é pego por regra pode ser direcionado para alguém responsável pela governança de dados ou situações de não conformidade”, completa, afirmando também que uma das principais características da solução é a simplicidade de implantação.

A Kroton agora está trabalhando com a chamada adaptive learning, que visa promover ensino personalizado aos alunos do grupo. “Fizemos testes-piloto com quatro empresas diferentes e selecionamos uma plataforma nacional”, comenta Brandão. Esse ponto era tão crítico para o grupo que eles acabaram por comprar a startup fornecedora da tecnologia, a Studiare.

“Temos usado a tecnologia em várias propostas da Kroton. Por exemplo, nivelamento”, comenta o executivo. Brandão explica que a instituição recebe regularmente alunos com desnível grande de conhecimento em matemática e, com a ferramenta, é possível aplicar uma experiência individualizada. “Semanalmente, enviamos conteúdo para que o aluno possa estudar e ganhar conhecimento ao longo do curso”, completa, afirmando também que essa é alternativa ao modelo tradicional de nivelamento, o qual é muito trabalhoso e o aluno acaba abandonando a jornada pela metade.

Os investimentos da Kroton para este ano englobam também um novo portal digital para o aluno que permite a interação melhorada entre ele e a instituição por meio de canais digitais – sempre primando pela experiência do usuário. “Realizamos um trabalho de design thinking para entender qual a melhor forma que o aluno tem para interagir com a plataforma digital, o que ele quer estudar, o que quer ver no site, o que mais usa”, conta. A melhora no portal foi feita com estudos realizados com alunos da instituição e o piloto começa a rodar em 2017.

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