Tesla ultrapassa Toyota e se torna a montadora mais valiosa do mundo
Companhia de carros elétricos fechou a quarta-feira avaliada em US$ 208 bilhões

Com um salto de 4% nas ações, a montadora Tesla superou a japonesa Toytota e se tornou a montadora mais valiosa dos Estados Unidos. A companhia de Elon Musk foi avaliada por, aproximadamente, US$ 208 bilhões no valor de mercado, nesta quarta-feira (1).
As ações da Tesla subiram 12%, nos últimos dois pregões, de acordo com o Business Insider.
As negociações do mercado financeiro norte-americano de quarta mostraram um salto de 4% nas ações da companhia, enquanto a Toyota caiu 1%, sendo avaliado a cerca de US$ 203 bilhões no valor de mercado.
A Tesla cresceu 170% neste ano e se conseguir obter lucro no segundo trimestre, se tornará elegível para ser adicionada ao índice S&P 500, o que criaria uma imensa demanda por ações da Tesla, uma vez que os fundos passivos e os ETFs vinculados ao índice seriam forçados a comprar ações da Tesla, diz o site TechCrunch.
O preço das ações da Tesla, diferente de outras montadoras, parece imune aos efeitos da pandemia, ainda que tenha desacelerado e suspendido operações temporariamente durante os bloqueios.
Ela entregou 367.500 veículos elétricos em 2019 – 50% a mais que no ano anterior – um número recorde, amplamente apoiado pelas vendas do modelo 3 mais barato. A Toyota produz 10 milhões de veículos anualmente.
Rota alternativa
Segundo o TechCrunch, a Tesla escapou das regras que os investidores aplicaram às montadoras tradicionais. A empresa é vista mais como uma empresa de tecnologia do que como uma montadora. Segundo o site, os investidores apostam mesmo é nas propostas futurísticas e inovadoras de Elon Musk.
O preço das ações da Tesla pode subir novamente se os números de entrega e produção no segundo trimestre, que devem ser divulgadas até esta quinta-feira, atenderem ou superarem as expectativas dos analistas.
Analistas consultados pela FactSet esperam vendas de 72 mil veículos no segundo trimestre, diz o site.

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros
Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas