Notícias

Terra é plana para 7% dos brasileiros, aponta pesquisa do Datafolha

Olhe para o horizonte e você terá todas as pistas que precisa para reforçar algo que Aristóteles sacou há mais de dois mil anos: a Terra, este querido lugar que habitamos, é redonda. Mas, em 2019, ainda há uma parcela da população mundo afora que não está convencida. No Brasil, por exemplo, segundo conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no início deste mês, 7% dos brasileiros acredita que o formato da Terra é plano. As informações são da Folha de S. Paulo.

O levantamento entrevistou 2.086 pessoas, maiores de 16 anos em 103 cidades do Brasil. Segundo a Folha, trata-se do primeiro a estimar quantos brasileiros estão céticos a toda espécie de conclusão científica acumulada em centenas de anos e contrariam o senso comum de que o planeta é esférico. São cerca de 11 milhões de pessoas.

Segundo o Datafolha, para 90% dos entrevistados a terra é sim redonda, enquanto 3% não soube dizer a sua forma. Vale ressaltar, entretanto, que de acordo com o instituto de pesquisas, a crença de que a Terra é plana se revelou inversamente proporcional à escolaridade. “Enquanto 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental defendem o chamado terraplanismo, essa parcela diminui entre os que estudaram até concluir o ensino médio (6%) ou superior (3%)” concluiu o levantamento.

O terraplanismo é maior entre os jovens, apontou o estudo. Abaixo de 25 anos, 7% creem na Terra plana, e o número cai para 4% na faixa entre 35 e 44 anos. A teoria é mais popular, porém, entre aqueles acima dos 60 anos. O Datafolha apontou que 11% adotam a crença.

Nos Estados Unidos, pesquisa feita pela consultoria YouGov, também concluiu resultados semelhantes ao do Datafolha. Lá, 2% dos americanos creem na Terra plana e 5% têm dúvidas sobre a esfericidade do planeta. Jovens abaixo de 25 anos eram duas vezes mais inclinados ao terraplanismo.

Redes sociais e plataformas como o YouTube têm sido apontadas como grandes “vilãs” na propagação de fake news e teorias conspiratórias. Um estudo realizado recentemente pela Texas Tech University, nos EUA, entrevistou um total de 30 pessoas para entender como elas passaram a acreditar na teoria de que a Terra é plana. Nada menos do que 29 dessas 30 pessoas afirmaram que não acreditavam que a Terra era plana até dois anos atrás, destacando que mudaram de ideia justamente após assistir a vídeos sobre teorias da conspiração no YouTube. Como resposta, o YouTube já anunciou que a seção de vídeos recomendados não passará mais a exibir vídeos que promovam a desinformação.

 

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

12 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

14 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

14 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

15 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

16 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

16 horas ago