Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Tendências pós-COVID para o setor varejista

Desafios são grandes, mas aqueles que souberem explorar o potencial de digitalização se destacarão

Raul Rocha*
13:09 pm - 23 de setembro de 2020
Adobe Stock

A pandemia de COVID-19 certamente é um divisor de águas, com impactos de longo prazo que estão além da saúde pública. Na economia, um dos setores mais abalados foi o do Varejo, segmento em que a competitividade já é extremamente acirrada. Por isso, pensar em quebra de paradigmas e inovação me parece um caminho essencial a seguir.

Como aponta a experiência internacional de retomada das atividades econômicas, a recuperação do setor será gradual. Isso se dá porque, além do receio dos consumidores em circular por locais públicos, existe o comprometimento da renda familiar devido às condições adversas do mercado de trabalho. Essa realidade precisar ser levada em conta pelos varejistas em sua estratégia de negócios.

Um ponto-chave para a adaptação para um novo ambiente, chamado de “novo normal”, será a digitalização. A Transformação Digital já era uma necessidade das empresas brasileiras, mas, agora, está em evidência ainda maior pela necessidade de aceleração dos negócios. Por isso, investir em processos inteligentes como Inteligência Artificial (IA) e automação, além de networking, multi-plataformas de compras em omnichannel, formas virtuais de pagamento, e também adotar uma cultura comportamental voltada para o digital, facilitarão a entrega de valor aos consumidores e abrirão portas para oportunidades que, antes, não chegaram a ser exploradas.

O segmento varejista viu crescer exponencialmente o e-commerce, incentivando ações como o redirecionamento de esforços para o serviço de entregas. Todos pudemos acompanhar as dificuldades que algumas grandes redes tiveram para lidar com o imenso volume de consumidores em seus sites, bem como para realizar as entregas em períodos aceitáveis. Por outro lado, também testemunhamos a forma como outras empresas do setor conseguiram satisfazer as exigências dos clientes, chegando a triplicar o faturamento e até mesmo ingressando em outras áreas de negócios – porque estavam mais avançadas em suas jornadas de Transformação Digital.

A digitalização possibilita, por exemplo, o conhecimento aprofundado das demandas dos consumidores, o que favorece a geração de insights para a oferta de produtos e serviços de forma mais assertiva. A humanização e personalização de interações com os clientes se mostram, cada dia mais, um movimento vencedor para fidelizar sua atenção. A presença em redes sociais, bem como o uso de tecnologias de ponta para a análise de dados, faz com que a jornada e a experiência de compra dos usuários sejam otimizadas e o desempenho aumente, apresentando um diferencial da concorrência.

As parcerias também têm se mostrado uma estratégia promissora, ganhando força a partir da necessidade de aproximação com parceiros-chave que agreguem know-how e possam contribuir efetivamente para acelerar a Transformação Digital e tornar a entrega dos varejistas mais relevante e completa.

As fronteiras entre o virtual e o mundo físico estão mais difusas e as empresas que compreenderam como navegar esse ecossistema dinâmico estarão aptas a enfrentar as consequências trazidas por qualquer disrupção, além de se anteciparem para a corrida em prol de soluções que agreguem valor e relevância às experiências dos clientes.

Os desafios são grandes, mas os líderes que souberem explorar o potencial de digitalização de seus negócios, identificando e investindo nas tendências emergentes mais modernas, conseguirão se posicionar à frente dos concorrentes e obter sucesso nessa jornada. Não há tempo a perder!

*Raul Rocha é vice-presidente de Vendas da Qintess

Tags:
COVID
varejo
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados