Telhanorte automatiza processos tributários em busca de maior conformidade

Companhia garantiu confiabilidade e assertividade no cadastro de impostos

Author Photo
9:00 am - 06 de março de 2018

As constantes mudanças nas regras tributárias brasileiras motivaram a Telhanorte, uma das principais redes varejistas de material de construção do Brasil com 41 lojas distribuídas por São Paulo Minas Gerais e Paraná, a adotar uma solução para garantir confiabilidade e assertividade no cadastro de impostos.

Com o apoio da área de TI, que entendeu a necessidade e auxiliou na escolha da ferramenta, a equipe tributária da Telhanorte decidiu integrar ao ERP da SAP uma solução de automatização de regras tributárias da Systax, empresa líder no segmento.

“No nosso negócio existem mais de 6 milhões de regras que são modificadas diariamente. Fica
humanamente impossível fazer isso sem o apoio de uma ferramenta tecnológica”, salienta David Campos, coordenador tributário da Telhanorte.

Prevista para março de 2018, a implementação da ferramenta já traz grandes expectativas à companhia, que prevê otimização e ganho de produtividade, além da garantia de estar sempre dentro dos parâmetros fiscais.

Ainda segundo Campos, são esperados ganhos na qualidade dos dados que serão prestados ao fisco, que impactam nas tributações sobre compra, venda e transferência, obtendo o valor correto dos impostos sobre estas operações.

“Uma informação errada afeta diretamente a formação do preço de compra e venda, atividade sensível no mercado de varejo. Além disso, temos impactos nos pagamentos dos tributos. Diante deste cenário, a tecnologia será fundamental para termos informações cada vez mais confiáveis”, conclui o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.