Telefónica convoca startups para hub de inovação sobre metaverso

Open2metaverse está aberto a startups globais com soluções voltadas para o metaverso. Acordo com Meta inclui criação de um Metaverse Innovation Hub

Author Photo
3:25 pm - 02 de março de 2022
Imagem: Divulgação Telefónica

A Telefónica anunciou nesta semana durante o Four Years from Now (4YFN), evento de empreendedorismo que acontece paralelamente ao Mobile World Congress, em Barcelona, interesses e esforços formais em direção ao metaverso. A companhia, por meio da Wayra, seu braço de inovação aberta, lançou o Open2metaverse, um programa de apoio a startups no mundo todo que estão desenvolvendo aplicações para o metaverso.

O foco da Wayra são empresas que desenvolvem soluções para conectividade, dispositivos, plataformas virtuais, ferramentas de identidade, NFTs e marketplaces. Empresas interessadas em fazer parte do hub de inovação podem solicitá-lo através do site.

Leia também: Brasil pode formar 14 novos unicórnios em 2022, aponta estudo

Já as startups selecionadas receberão suporte técnico e de infraestrutura, além de acesso à comunidade global Wayra.

Parceria com Meta

Chema Alonso, Chief Digital Officer da Telefónica, também anunciou uma colaboração com a Meta, grupo que detém o Facebook, WhatsApp e Instagram. O acordo visa expandir e explorar conjuntamente novas formas de promover a inovação em conectividade e tecnologia no campo do metaverso. Além de incluir a criação de um Metaverse Innovation Hub em Madrid para testes de rede, infraestrutura e inovação tecnológica para startups e desenvolvedores.

Segundo a Telefónica, por meio do Metaverse Innovation Hub, startups e desenvolvedores terão acesso a um laboratório 5G, onde poderão usar um banco de testes metaverso e equipamentos de rede.

A Telefónica tem avançado seus esforços e investimentos no metaverso. Além dos anúncios desta semana, a companhia criou uma área dedicada às iniciativas de Metaverso, tendo nomeado Yaiza Rubio como Chief Metaverse Officer.

“A Telefónica vê o metaverso como uma evolução da Internet suportada por um conjunto de tecnologias que estão transformando a economia digital como realidade aumentada e realidade virtual, a criação de novos ativos de valor como NFTs, modelos de negócios baseados em arquiteturas web3 e as criptomoedas”, declarou a companhia em comunicado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.