Tecnologias digitais provocam mudanças exponenciais

Author Photo
6:28 pm - 08 de novembro de 2017

A evolução da tecnologia, seus desdobramentos e consequências no mundo físico e digital tem dinâmica exponencial, o que obriga os gestores e líderes empresariais a abandonar o pensamento linear típico da cultura analógica. “Iniciativas muito pequenas hoje podem se tornar grandiosas amanhã, e os impactos não se resumem apenas nos setores onde elas estão diretamente ligadas, mas em toda de produção”, afirmou Breno Barros, diretor de Inovação & Digital da Stefanini, que apresentou o tema “Experiência pessoal com startups, empreendedorismo e inovação”, no IT Forum Expo.

Trabalhar com a cultura das pessoas em uma organização passa a ser, portanto, fator fundamental para que o processo de transformação digital em curso seja bem-sucedido, afirma Barros. Tal procedimento envolve também clientes, fornecedores e demais atores envolvidos. “É preciso mudar o status quo por conta dessas rápidas mudanças”, destacou.

Necessidade de inovação

Trata-se de um ambiente em que a necessidade de inovação está sempre presente e o cumprimento dessa exigência requer a participação e a troca de ideias e experiências de todos os direta ou indiretamente envolvidos. “Entender pessoas, incluindo suas necessidades e expectativas é a chave para criar união estratégica entre serviços de tecnologias e objetivos digitais”, recomendou o diretor.

Um dos exemplos citados por ele que ilustra o extenso impacto causado por mudanças tecnológicas é o da empresa norte-americana Tesla. O lançamento do automóvel elétrico da marca com preço semelhante à maioria dos carros convencionais da mesma categoria afeta diretamente uma série de setores da economia ligada à indústria automobilista, por exemplo.

Barros lembrou que a quantidade de componentes mecânicos do Tesla é menor que a metade de um carro movido a combustível. “Imagine o impacto disso no futuro para toda a cadeia de produção metal mecânica”, afirmou. Outro setor que deverá ser drasticamente diminuído é o de petróleo e todo o seu entorno. “O problema é que na era digital, quando você achar que algo é óbvio, já é tarde para tentar alcançar.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.