Tecnologia, Produtos e Ciências Sociais

Diretor de TI e Produtos do Guiabolso, Julio Duram, diz que formação em Ciências Sociais ajuda a equilibrar a parte técnica e o olhar para o usuário

Author Photo
3:32 pm - 31 de julho de 2019

Com mais de três décadas de carreira em tecnologia, o executivo Julio Duram atuou em empresas como UOL, onde ficou por cerca de 15 anos, ViaVarejo e Catho, antes de assumir o cargo de Diretor de Tecnologia e Produtos Digitais no serviço de gestão financeira Guiabolso, no último mês de fevereiro.

“O Guiabolso me escolheu e eu escolhi o Guiabolso. E os dois pela mesma razão, que é o potencial de transformação desse casamento”, explica Duram, que destaca a importância de poder unir as áreas de produtos e tecnologia sob um único guarda-chuva. “Quanto mais perto, melhor para todo mundo. Você tem um roadmap só, uma direção só, uma priorização só.”

Outro segmento de destaque em sua atuação no Guiabolso, explica, é a Ciência de Dados, que representa aproximadamente um quinto da sua equipe na companhia. Segundo ele, o grande desafio da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial (IA), de forma geral, é trabalhar nos bastidores para que a experiência seja mágica.

E essa inteligência de dados ganha uma importância significativa em meio ao avanço do Guiabolso para também passar a ser uma plataforma de produtos financeiros. “O nosso papel é super importante, de entender a vida financeira das pessoas e também oferecer produtos que sejam melhores do que os oferecidos pelos seus próprios bancos”, explica.

Essencial neste processo, a agilidade é uma realidade no dia-a-dia da companhia, conforme destaca o executivo. “Para facilitar a gestão e a execução, dividimos o trabalho em tribos. São poucas tribos, que concentram jornadas e temas grandes, trabalhando com metas específicas, sempre associadas às metas da empresa e ao sucesso do cliente”, afirma o diretor, que é graduado em Ciências Sociais.

De acordo com Julio, que começou a desenvolver ainda na metade dos anos 1980 e possui formação técnica em tecnologia, o seu diploma em Ciência Sociais vem sendo muito importante para a sua carreira, especialmente na hora de trazer o usuário para o centro da discussão.

Para ele, muitos dos tópicos estudados no curso de Sociais são essenciais no desenho de soluções e produtos, podendo ser até mais importantes do que a tecnologia em si. “O que eu tirei de lição (do curso) para a minha vida foi fazer o balanço correto entre a técnica e a pessoa que está do outro lado usando a solução.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.