Tecnologia financeira: Fiserv anuncia aquisição da First Data

Entidade combinada será conhecida como Fiserv e cria assim um fornecedor de tecnologia financeira e de pagamentos

Author Photo
4:22 pm - 22 de janeiro de 2019

Fiserv e First Data Corporation anunciaram a fusão das operações. Fiserv adquire a First Data em uma transação realizada somente com ações. A entidade combinada será conhecida como Fiserv e cria assim o principal fornecedor de tecnologia financeira e de pagamentos do mundo.

A combinação entre as empresas oferecerá capacidades tecnológicas de ponta que possibilitam uma gama de pagamentos e serviços financeiros, incluindo soluções de processamento de contas e banco digital, serviços de processamento e rede de emissores de cartões, comércio eletrônico, pagamentos integrados e a solução de ponto de venda baseada em nuvem Clover. A empresa também oferecerá canais de distribuição abrangentes e terá profundo conhecimento em parcerias com instituições financeiras, comerciantes e anunciantes de todos os portes, bem como desenvolvedores de software.

“Por meio dessa combinação transformadora, esperamos redefinir a maneira pela qual pessoas e instituições movimentam dinheiro e informações”, disse Jeffery Yabuki, presidente e diretor executivo da Fiserv. “Nós admiramos a First Data por sua excelência em serviços de aquisição de empresas e emissão global, e o tremendo progresso que eles fizeram sob a liderança de Frank. Esperamos que essa combinação catalise e apoie uma proposta de valor aprimorada para nossos clientes coletivos e seus respectivos clientes”.

“Há muito tempo admiro o que a Fiserv conquistou ao longo dos anos e estou ansioso para trabalhar com os associados talentosos de ambas as empresas, pois estabelecemos um padrão mais elevado de inovação e serviços no setor”, disse Frank Bisignano, presidente e CEO da First Data. “Nosso objetivo na First Data sempre foi oferecer aos nossos clientes o conjunto mais abrangente de soluções e serviços inovadores e altamente diferenciados, e estou animado com o valor significativo que a combinação com a Fiserv cria para todas as partes interessadas.”

“Esperamos que a companhia combinada retenha nossos atuais ratings de grau de investimento com base em nosso forte perfil financeiro e excelente fluxo de caixa livre. Juntos, isso deve fornecer a base para a alocação contínua de capital disciplinado, incluindo o pagamento da dívida e a recompra de ações”, disse Yabuki. “Estamos ansiosos para receber os talentosos associados da First Data à Fiserv enquanto impulsionamos a digitalização global de pagamentos e serviços de tecnologia financeira.”

Governança e liderança

A empresa combinada será liderada por uma equipe experiente de diretoria e liderança que aproveita os pontos fortes e os recursos de ambas as empresas. Após o fechamento, o conselho da empresa combinada será composto por 10 membros, seis dos quais serão da diretoria da Fiserv e quatro serão da diretoria da First Data.

Após o fechamento, Jeffery Yabuki, atual presidente e diretor executivo da Fiserv, atuará como Diretor-Presidente e Presidente do Conselho de Administração da companhia combinada. Frank Bisignano, atual presidente e diretor executivo da First Data, assumirá a função de presidente e diretor de operações, atuando como diretor da empresa combinada.

Uma afiliada da Kohlberg Kravis Roberts & Co. LP, Nova Omaha Holdings LP, que controla aproximadamente 39% das ações ordinárias da First Data em circulação e 86% dos direitos de voto da First Data, entrou em acordo de voto em apoio à transação. Após o fechamento, a New Omaha Holdings deterá aproximadamente 16% das ações ordinárias em circulação da companhia combinada.

Timing e Aprovações

A transação, que deverá ser concluída durante o segundo semestre de 2019, está sujeita às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias, incluindo a aprovação dos acionistas de ambas as empresas. A transação não está sujeita a condições de financiamento.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.