Techs for testing, organização tenta aumentar número de testes do covid-19

Grupo de executivos se organiza para dar match entre demanda e oferta e aumentar capacidade de proteção contra o coronavírus

Author Photo
3:22 pm - 04 de abril de 2020

Uma organização da sociedade civil, que usa tecnologia e economia colaborativa para combater o Covid-19. Essa é a proposta do Techs for Testing. Com base na orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de “testar, testar e testar” para conhecer e entender melhor a doença causada pelo novo vírus, o grupo formado por executivo de diversos setores alcançou resultados impressionantes em uma semana.

O grupo começou com dez pessoas e em sete dias já contabilizava 200 voluntários. Em pouco tempo, levantaram R$ 200 mil de recursos em equipamentos de proteção individual, mapearam fornecedores de testes e produziram pesquisas.

Encabeçada pela professora da FGV e diretora da S&P Global Ratings, Anna Lygia Costa Rego, a iniciativa foi colocada em prática a partir de contatos digitais, facilitado pela tecnologia. Advogados, médicos, profissionais de logística e dados, se uniram no tempo livre, sem deixar de lado os cuidados com a família e o trabalho, para fazer o bem. Anna percebeu o déficit de exames no mercado e a falta de equipamentos de proteção, como máscaras, e agiu.

Conversamos com a professora sobre o projeto Techs for Testing, seu papel e próximos passos. Veja a entrevista:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.