Taxweb integra tecnologia ao S/4Hana Cloud para compliance fiscal

Proposta da solução é levar inteligência para a prática tributária

Author Photo
11:33 am - 04 de abril de 2018
tax3.jpg

No Brasil, a alta carga tributária não é novidade. O ambiente fiscal do País é bastante complexo e garantir compliance é um desafio diário. A tecnologia, no entanto, é facilitadora. Isso porque, calcular corretamente a alíquota de impostos de um produto é uma vantagem competitiva única, seja no aumento de lucratividade, melhoria de precificação e ainda na prevenção de riscos fiscais.

Para ajudar empresas nessa difícil missão, a Taxweb, empresa brasileira de soluções para compliance fiscal, anunciou aliança com a SAP com a promessa de mudar a forma como as companhias classificam e calculam os tributos de seus produtos.

Cyro Diehl, conselheiro da Taxweb, explica que a solução da Taxweb foi integrada ao novo S/4Hana Cloud, ERP da SAP totalmente na nuvem, garantindo inteligência na prática tributária. “Empresas precisam estar compliance, mas a inteligência tributária demanda preços competitivo e/ou melhores margens. Ao otimizar a malha tributária, é possível ter benefícios adicionais”, comenta ele.

Com o ERP em nuvem da SAP integrado à solução de inteligência fiscal da Taxweb, processos passam a ser mais eficientes diminuindo os custos operacionais, já que tudo passa a ser automatizado.

A inteligência fiscal da Taxweb é baseada do Taxrules, tecnologia na nuvem com perfil colaborativo. “É como se fosse o Waze. A ferramenta traduz linguagem humana para a computação. Quanto mais gente usar, melhor ficam as rotas tributárias.”, explica. Segundo ele, por conta dessa capacidade, a tecnologia está pronta para ser internacionalizada. “Não há barreira tecnológica. Só é preciso traduzir para o idioma”, assinala.

O Taxrules, prossegue o executivo, também garante um processo contínuo de monitoramento dos impostos de 27 diários oficiais dos 26 estados e Distrito Federal e alimenta automaticamente as bases de cálculo da solução, conseguindo dizer qual é a alíquota correta a ser praticada em um produto específico.

Além de apurar os tributos atuais de uma empresa, a ferramenta pode auditar o passado em uma base de cinco anos e fazer uma previsão estratégica do futuro. Dessa forma, a empresa pode definir, por exemplo, o melhor estado para efetuar uma compra ou até mesmo decidir a localização mais estratégica para um centro de distribuição.

Diferencial tecnológico

Diehl, que fundou em 2017 a Cloud Target depois de deixar a presidência da Oracle, revela que o diferencial tecnológico da Taxweb o atraiu e ele, então, aceitou o desafio de fazer parte do conselho da empresa, criada em 2009.

“É grande inovação. Não vejo ninguém no mercado com algo parecido”, destaca, completando que a companhia ganhou da Delloite o selo da única empresa na América Latina com tecnologia de ponta para ‘digital tax’. “A inteligência tributária virou uma tendência mundial. Há muita coisa acontecendo nesse segmento”, completa.

Fortalecimento dos negócios

Diehl aponta que a maioria dos clientes da Taxweb é do varejo, muito em função da complexidade fiscal das empresas do segmento. A mairia das companhias do setor está no e-commerce, que comercializa seus produtos para todo o Brasil e sofre a diversidade da tributação de cada local que vende, alterando o valor do produto ou da margem dependendo para qual estado foi feita a venda.

Com esse histórico, Diehl acredita que em um primeiro momento os clientes da oferta combinada Taxweb + SAP serão do varejo. Estão no radar, contudo, empresas de serviços profissionais, que têm buscado de forma ativa soluções para compliance fiscal. “Até o final do ano, esperamos ter dezenas de clientes”, projeta.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.