Tags digitais permanentes podem ser a solução para bagagens extraviadas

Author Photo
11:39 am - 03 de julho de 2015
Tags digitais permanentes podem ser a solução para bagagens extraviadas
Uma nova onda de tags digitais para malas de viagens está prometendo surgir no cenário de aeroportos.

As tags seriam permanentes e mostrariam informações do voo do passageiro. Elas vão continuar a exibir códigos de barra como as atuais, assim a infraestrutura usada hoje poderia ser aproveitada, e as atualizações seriam feitas via bluetooth pelos smartphones dos próprios usuários.

A companhia aérea, por sua vez, poderia mudar algum dado remotamente se, por exemplo, a mala for extraviada.

A ideia principal é que fique mais fácil de saber o paradeiro das bagagens e trazer tranquilidade para os viajantes, que poderão ter certeza de que suas malas chegarão ao destino. 

Infelizmente, esse é um passo para o futuro que pode demorar um pouco para acontecer, porque enfrenta a oposição de sindicatos de companhias aéreas, regras de segurança e dos próprios passageiros que preferem pessoas fazendo esse trabalho.

Isso porque, a probabilidade de uma tecnologia desse tipo substituir funcionários reais é grande e, sem eles, em caso de atraso de voos, os viajantes poderão ficar frustrados de não haver alguém para esclarecimentos – apesar de a tag vir com a promessa de reduzir as filas nos check-ins.

Atualmente, apenas uma companhia aérea, a Qantas AirwaysLtd. da Austrália, é que utiliza essa tecnologia. A Air France-KLM também tem planos de oferecer as tags até o fim do ano. No momento, a companhia francesa disponibiliza apenas um rastreador que pode ser colocado dentro da mala e, por meio de satélite, mantém o viajante informado – inclusive envia alertas caso a bagagem seja aberta.

O que vocês acham dessa ideia?
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.