Categories: Notícias

Suzano garante autonomia e empoderamento dos colaboradores com soluções Microsoft

Quando Tiago Nori juntou-se à Suzano como gerente de infraestrutura de TI há pouco mais de um ano, identificou que a companhia, atuante do setor de papel e celulose, contava com um arsenal tecnológico da Microsoft, mas ainda não explorava todo o potencial das soluções em prol dos negócios. 

Ao mesmo tempo, a companhia passava por uma transformação baseada em uma série de fatores. Estavam na pauta inovação e a necessidade de dar poder ao funcionário. “A inovação logo foi formalizada por meio de uma disciplina e criou-se uma diretoria-executiva para tratar o tema. Estamos agora em um momento de exploração. Temos nos aproximado do ecossistema de inovação no Brasil, como startups”, contou em conversa com o IT Forum 365.

Já no quesito empoderamento, a TI contou com dois parceiros de peso: o RH e o CEO, que tem a TI como fundamental e estratégica nos negócios. “Estamos em constante evolução e no começo de 2016, o RH buscava transformação na gestão de pessoas, quebrando de silos. Foi aí que tudo começou”, lembrou o executivo apontando que o primeiro passo foi a mudança de layout da companhia, que passou a contar com espaços abertos e compartilhados, sem lugares fixos, facilitando e aprimorando a comunicação. “Agora estamos todos juntos e misturados”, brincou, citando que inclusive esse lema ajudou a batizar o projeto.

“Começamos nessa fase a falar de home office e para viabilizar essa nova realidade as ferramentas da Microsoft foram fundamentais”, garantiu. O primeiro passo nessa direção foi a implementação de uma rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês), simples, transparente e segura, segundo o executivo. “Foi o começo da mobilidade e do empoderamento.”

Depois, veio a adoção da suíte de produtividade Office 365, que, de acordo com Nori, reforçou a capacidade de as pessoas trabalharem de onde quisessem. A cereja no bolo foi o Skype for Business, que eliminou telefones de mesa nos escritórios da empresa. “Não temos mais cabos de rede nem aparelhos telefônicos na mesa. Estamos trabalhando nesse modelo e foi um sucesso”, comemorou. 

A primeira unidade a receber essas mudanças foi a da Avenida Faria Lima, em São Paulo, e espalhou-se para os demais escritórios da companhia, chegando às áreas administrativas das fábricas, somando, hoje, cerca de 2 mil dos 8 mil funcionários. 

Outra ferramenta usada pela empresa para garantir mais integração com as equipe foi o Yammer, rede social privada da Microsoft que permite a criação de grupos para comunicação. O uso começou na TI para reduzir a troca de e-mail do time e em pouco tempo conquistou outras áreas. Somente na última semana, a solução dobrou em número de usuários. A expectativa do executivo é que, cada vez mais, o Yammer seja agente de transformação e reúna ideias de colaboradores de forma colaborativa. 

Nori relatou que a TI registrou uma série de ganhos com o projeto, muito deles intangíveis, mas, seguramente, visíveis. Segundo ele, houve redução de troca de e-mails, pois todos passaram a se comunicar com mais facilidade com seus pares. O executivo considera que o projeto provocou uma verdadeira mudança nos negócios da companhia, transformando a forma como as pessoas trabalham.  

As melhorias implementadas na comunicação acabaram, naturalmente, criando um ambiente propício para inovação. O próximo passo é cada vez mais emparedar as pessoas. “Quando falamos de inovação, além de melhorar o que temos hoje, por trás estão pessoas e suas relações. Essas pessoas começam a ter comportamento mais colaborativo e o resultado financeiro é consequência. O combustível para a inovação é contar com um time brilhante, mas que tenham relação saudável. Isso cria condições para experimentar e errar”, finalizou. 


*A jornalista viajou a Miami (EUA) a convite da Microsoft

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

7 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

8 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

9 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

10 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

11 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

12 horas ago