Categories: Notícias

Suse explora potencial do open source para crescer

A terceira passagem do CEO da Suse, Nils Brauckmann, no Brasil ganhou contornos diferenciados. Essa foi a primeira vez que o executivo esteve por aqui depois da compra da Attachmate, proprietária da Novell e da Suse Linux, pela Micro Focus e como líder global da companhia. “Conheci muitos clientes na semana que estive aqui e percebi que eles são muito avançados tecnologicamente e estão bastante empenhados na digitalização de seus negócios”, afirmou Brauckmann, que assumiu o posto no final de 2015 depois de alguns anos como presidente da operação da Suse na Alemanha.
Em sua visita ao País, ele também teve a oportunidade de falar aos funcionários sobre o constante crescimento da empresa. Segundo ele, os negócios vão bem e no último resultado apresentado, referente ao semestre, o salto foi de 17%. Para o consolidado do ano fiscal, que acaba em abril, a companhia espera expansão semelhante. “Nosso plano para o próximo ano fiscal prevê crescimento de 20%”, disse o executivo.
Segundo ele, os negócios crescem expressivamente e seu desafio é ajudar nessa jornada. “De 2011 [quando entrou na Suse] até hoje, dobramos o tamanho da companhia e desenvolvemos mais produtos”, assinalou, contando ainda que parte de seu tempo, hoje, também é voltado para recrutar os líderes certos para suportar essa expansão.
Brauckmann indicou que o Brasil é mercado-chave na América Latina para a Suse, que oferece software de código aberto e infraestrutura de cloud, armazenamento e software de código aberto Linux. “Toda a região está em expansão. No último ano, a América Latina cresceu 50% e o Brasil destaca-se.”
Marco Leone, presidente da Micro Focus e Suse no Brasil, acrescenta que no último ano a empresa registrou em solo nacional salto de 75% em receita em dólares. A expectativa até o final do ano fiscal vigente é de expansão de 100%. “Temos uma estratégia realmente open source, excelentes produtos que suportam nosso posicionamento e parceiros de qualidade”, justificou o executivo sobre a razão do aumento da demanda das soluções Suse.
Futuro
Os executivos destacaram que por enquanto as marcas Micro Focus e Suse serão mantidas e os negócios seguem separados. As duas empresas, atualmente, têm CEOs distintos. No Brasil, Leone responde pelas duas companhias. Contudo, há sinergia total na abordagem no mercado, garantiram.
A ideia agora é investir em mais equipes de vendas e suporte técnico para ampliar os negócios. Brauckmann destacou algumas verticais que têm tido interesse nas soluções da Suse, como serviços financeiros. Além disso, a empresa tem apostado no fortalecimento das parceria. “Não queremos ter todo o stack, por isso apostamos em alianças.” Um dos exemplos é com a SAP. “Atualmente, somos líderes em sistemas operacionais para Hana e aplicações SAP”, apontou.
O executivo acredita que, hoje, mais do que nunca companhias, especialmente as brasileiras, estão abertas para considerar open source sem suas estratégias, uma vez que a abordagem aberta promove mais inovações e reduz o tempo de ir ao mercado. “Em razão desse quadro, nossas expectativas são as maiores”, finalizou.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

1 hora ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

2 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

2 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

3 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

4 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

5 horas ago