Supermercado Antonelli agiliza processos com business intelligence

A rede de Supermercado Antonelli foi criada a partir da união dos irmãos Luiz Fernando e Vanderlei. Em 1979, na cidade de Mogi Guaçu, Luiz Fernando inaugurou um pequeno açougue e, seis anos depois, uniu-se ao seu irmão, quando fundou o supermercado Ultra-Bom, em Itapira (São Paulo). Atualmente, a rede conta com 570 funcionários e 31 anos de atuação no mercado, carregando o sobrenome da família na rede de supermercados. Possuem uma loja na cidade de Jacutinga (MG), duas em Itapira e uma Amparo (SP).

Entendendo a necessidade de se modernizar e se adaptar ao mundo moderno, os Supermercados Antonelli implementaram um sistema de Business Intelligence (BI) para impulsionar os negócios com o uso da tecnologia. Com mais de 30 anos dedicados ao varejo nacional, a responsável por implementar sua ferramenta na empresa foi a Arius Sistemas, referência de inovação no setor varejista que oferece soluções tecnológicas.

A rede de supermercado necessita inteiramente do BI para administração da empresa. Sem ele, coordenar as quatro lojas de forma rápida é inviável. O que antes demandava uma semana para ser feito, hoje em alguns cliques o mesmo resultado pode ser obtido. E era exatamente isso o que acontecia com a DRE – Demonstração de Resultados do Exercício: antes do BI, as planilhas eram feitas à mão e precisavam de uma análise dos gestores para consolidarem os dados.

Luan Antonelli, diretor Financeiro do Supermercado Antonelli, conta que, para ele, é impossível trabalhar sem a tecnologia, e diz que a ferramenta é essencial para fazer o trabalho fluir ainda mais. “O BI, para mim, é uma ferramenta muito importante, porque deu agilidade nos processos. A facilidade em conseguir ver os indicadores diariamente auxilia muito na agilidade do trabalho”, afirma.

O BI permite a visualização das informações e dados através tabelas, gráficos, relatórios e painéis, divididas em quatro indicadores de desempenho (por resultado, de produtividade, de desempenho comercial e de estoque).

Rogério Alegrucci, Diretor Comercial da Arius Sistemas, explica a importância do BI para o setor varejista. “É através do BI que os dados e informações passam a ficar mais claros. Isso auxilia na tomada de decisões por parte dos gestores, que veem na ferramenta uma chave fundamental para escolhas mais estratégicas dentro da empresa”, conclui.

Recent Posts

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

37 minutos ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

17 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

19 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

21 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

22 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

22 horas ago