Stratasys faz parceria com Lockheed para imprimir peças 3D para missão da Nasa

Orion ficará aproximadamente três semanas no espaço

Author Photo
6:22 pm - 23 de abril de 2018

A Stratasys, empresa global em soluções de tecnologia aditiva aplicada, e a Phoenix Analysis & Design Technologies anunciaram uma parceria com a Lockheed Martin Space para fornecer peças impressas em 3D para a espaçonave Orion, da Nasa, que irá explorar o espaço profundo. A chave do projeto são os materiais avançados da Stratasys – incluindo uma variante de ESD do novo Antero 800NA, um termoplástico à base de PEKK que oferece propriedades mecânicas, químicas e térmicas de alto desempenho.

A Orion é a espaçonave com a qual a Nasa voltará a enviar astronautas à Lua – e além. Seu voo de testes, apelidado de Exploration Mission-1 (EM-1), será a primeira missão de integração com o foguete mais poderoso do mundo, o Space Launch System, onde uma versão não tripulada da espaçonave voará milhares de quilômetros além da Lua. A missão irá durar aproximadamente três semanas.

O próximo voo da Orion, o EM-2, também se aproximará da Lua, mas com astronautas a bordo – a primeira do tipo desde 1972 – e permitirá à Nasa se preparar para missões cada vez mais complexas no espaço profundo. A missão terá a bordo mais de cem peças impressas em 3D, projetadas em conjunto pela Stratasys, Lockheed Martin e PADT.

As peças impressas em 3D para o veículo Orion da Nasa são produzidas no Laboratório de Manufatura Aditiva da Lockheed Martin em conjunto com a PADT, que agora emprega as mais recentes impressoras e materiais 3D da Stratasys. Utilizando materiais avançados como a resina ULTEM 9085 ™ e o novo material Antero, que incorpora a funcionalidade crítica ESD (Electro-Static Dissipative – ESD), as peças puderam atender às exigências da Nasa para missões no espaço profundo. O Antero é ideal para atender aos requisitos de resistência a calor e resistência química estipulados pela Agência Espacial Norte-Americana, além de ser capaz de suportar altas cargas mecânicas.

“Trabalhar com a PADT, a Stratasys e a Nasa nos permitiu obter construções altamente consistentes, que superam a simples produção de um protótipo e avançam para a fase de produção”, afirma Brian Kaplun, gerente de manufatura aditiva da Lockheed Martin Space. “Não estamos apenas criando peças, estamos reformulando nossa estratégia de produção para tornar a espaçonave mais acessível e mais rápida de produzir.”

A colaboração entre a Lockheed Martin, Stratasys e PADT é diferenciada pela capacidade de criar consistência e repetibilidade em escala de massa em todo o processo de produção de peças impressas em 3D. A Lockheed Martin é também um dos primeiros clientes a utilizar o Antero da Stratasys, usando o novo termoplástico para fabricar uma peça de aplicação crítica, situada fora da escotilha de acoplamento da Orion. A peça consiste em seis componentes individuais impressos em 3D, presos um ao outro para formar um anel no exterior da embarcação.

“As condições ambientais das viagens espaciais exigem o uso de materiais de altíssimo desempenho e os mais rigorosos processos de fabricação da indústria. A integridade e a repetibilidade das peças são essenciais e devem passar pelo exigente processo de teste e validação da Nasa”, diz Scott Sevcik, vice-presidente de manufatura da Stratasys. “Com base em décadas de experiência no fornecimento de soluções de manufatura aditiva fortes e leves para empresas líderes da indústria aeroespacial, a tecnologia da Stratasys é ideal para atender aos processos de fabricação de alta confiabilidade exigidos para a produção de peças na exploração espacial.”

“É empolgante fazer parte da missão da Orion e dos esforços da Lockheed Martin nesta transição da manufatura aditiva da prototipagem para a produção”, comenta Rey Chu, diretor e co-proprietário da PADT. “A tecnologia e os materiais de manufatura aditiva percorreram um longo caminho para se tornar uma opção completa de fabricação de uso final.”

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.