Status da bateria do seu smartphone está sendo usado para rastreá-lo on-line

Author Photo
3:50 pm - 02 de agosto de 2016
Status da bateria do seu smartphone está sendo usado para rastreá-lo on-line

Um padrão web pouco conhecido que permite que proprietários de sites vejam o status da bateria de dispositivos móveis foi encontrado para possibilitar rastreamento on-line. A descoberta é de pesquisa feita pelos acadêmicos Steve Engelhard e Arvind Narayanan, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O rastreamento é realizado pela API do estado da bateria, introduzida ao HTML5 e já em uso nos navegadores Firefox, Opera e Chrome desde agosto de 2015. Ela permite que proprietários de sites vejam a porcentagem da bateria em um dispositivo, bem como o tempo que levará para ela descarregar ou carregar, se estiver contado a uma fonte de energia.

Em princípio, a funcionalidade foi criada para que donos de sites pudessem verificar o status da bateria de usuários e ajudá-los a economizar bateria. Contudo, os pesquisadores apontaram que o recurso pode ser usado para espionar usuários.

Por enquanto, não há uma maneira fácil de desativar o recurso de status da bateria. No entanto, há rumores de que fabricantes de navegadores estão olhando para criar uma forma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.