Startups e grandes empresas discutem desafios do empreendedorismo

Quais semelhanças e diferenças entre empreender solo e dentro de empresas?

Author Photo
7:28 pm - 16 de outubro de 2019

O painel “Eu empreendedor”, realizado no primeiro dia de IT Forum X, reuniu representantes de startups a grandes empresas para discutir o que é empreender hoje e as tendências nesse segmento. O painel contou com a mediação de André Cavalli, CEO da IT Mídia.

Os palestrantes foram João Canhada, CEO da Foxbit, Felipe Oliva, CSO e Founder da Squid, Gilles de Paula, CEO da Treasy, Marcelo Silva, diretor comercial da Cisco, e Cristiano Barbieri, vice-presidente de transformação digital da SulAmérica.

As semelhanças e diferenças entre empreender solo e dentro de empresas, dicas para o sucesso, relação entre empreendedorismo e tecnologia, as parcerias entre startups e grandes empresas, e desafios como burocracia foram alguns temas tratados durante o debate.

Cavalli perguntou aos participantes os motivos pelos quais metade das startups fecham em até cinco anos no País. Para Oliva, falta de autoconhecimento é uma das explicações. “Muitas empresas quebram porque as pessoas não se conhecem antes de entrar e fazer negócio”, disse. “É importante se conhecer e conhecer a empresa, que cresce muito rápido, e nos obriga a amadurecer juntos.”

Novos negócios, novos desafios

De Paula lembrou que, quando se fala em startups, há um fator maior de dificuldade, uma vez que são, por conceito, empresas com negócios novos no mercado. “O que é diferente para a startup é que ela tem todos os desafios das demais empresas, mas com um modelo de negócio ainda não provado.”

Os palestrantes também discutiram como lidar com os erros, com a burocracia e como criar ambientes para incentivar colaboradores a inovar. “O segredo [para lidar com erros] são métodos novos e errar pequeno. De cada dez inovações, talvez certe uma, duas. Ao desenvolver pequenos projetos, se houver erros, erra-se pouco”, afirmou Barbieri.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.