Startups de marketing receberam US$ 20 mi no primeiro bimestre

Valor é recorde para investimentos em 'martechs', segundo a Distrito. Por outro lado, houve queda na quantidade de aportes

Author Photo
5:31 pm - 05 de março de 2021

Startups voltadas para soluções inovadoras de marketing receberam US$ 20 milhões em investimentos apenas nos dois primeiros meses de 2021. A quantia ultrapassou o valor mais alto já registrado em 2016 (de US$ 16 milhões), em boa parte por conta do aporte recebido pela RocketChat – US$ 19 milhões no começo de fevereiro.

Os números são de um relatório mensal realizado pelo Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da empresa de inovação aberta Distrito.

Leia mais: Distrito anuncia programa de inovação aberta voltado para empresas

Apesar do bom momento, houve queda no número de investimentos em martechs – como são apelidadas as startups do segmento – nos últimos oito anos. Foram apenas três no primeiro bimestre de 2021, enquanto de 2013 a 2016 foram nove nos mesmos períodos a cada ano.

Segundo a Distrito, esses números apontam para um amadurecimento do mercado. A maior parte dos investimentos estão em rodadas chamadas de late stage, ou seja, em empresas mais maduras – o que deve continuar acontecendo nos próximos anos.

Fusões e aquisições

Foram três fusões e aquisições em janeiro e fevereiro no segmento: o grupo Nuvini anunciou a aquisição da startup curitibana de automação de marketing digital Leadlovers; a Cortex adquiriu a startup ITB360, especializada na coleta de informações sobre companhias para inteligência de vendas; e a Corebiz adquiriu a Mobfiq, plataforma mobile de aplicativos para e-commerce.

O levantamento da Distrito mostra ainda que a maior parte das startups de marketing que surgiram nos últimos tempos são voltadas para o atendimento ao cliente. Empresas com esse foco representam 15% do setor, a maior fatia. Mais de 70% delas foram criadas nos últimos 10 anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.