Startup usa metodologias do Vale do Silício para assumir vendas B2B de clientes

Um novo modelo de venda, onde o profissional faz-tudo dá lugar a uma equipe ultra especializada. Essa é a proposta da RP Trader, startup brasileira que terceiriza todas as etapas de vendas de um negócio B2B. Com base em metodologias desenvolvidas no Vale do Silício, a empresa já conseguiu aumentar a receita de clientes em até 50% em menos de um ano de atividade.

A startup assume as funções de qualquer estágio do funil de vendas dos parceiros, o que inclui a prospecção de leads qualificados, o fechamento e a fidelização. “Atuamos como um time de futebol, com um jogador treinado para cada uma das posições”, conta Rafael Mendes, sócio da RP Trader.

Ele explica que por não existir uma educação formal voltada ao profissional de vendas, a gestão da área tende a ser delicada e acaba demandando muito esforço na companhia. Dentro do setor, a dificuldade fica mais clara na prospecção, ou seja, na busca por novos parceiros comerciais e clientes. Por se tratar de uma atividade desgastante, acaba relegada ao segundo plano, mesmo sendo essencial para o aumento de receita.

Esse cenário é ainda mais grave entre PMEs, startups e profissionais liberais. Por serem negócios que costumam operar com orçamentos mais apertados e com equipes menores, faltam braços que poderiam se dedicar às vendas. Por vezes, estas ficam de lados e não recebem a atenção necessária.

Ao delegar as funções do setor para um aliado estratégico, por outro lado, a empresa fica livre para se dedicar ao core business. Foi o que aconteceu na agência de marketing Ninho Digital, que aumentou o faturamento em 55%, sete meses depois de se aliar à startup. “A RP assumiu todo nosso processo comercial, desde a tração do lead até o fechamento, incluindo nossas apresentações institucional e comercial e a transferência para o atendimento quando o negócio estava concretizado”, explica Victor Rangel, CEO da empresa.

Com expectativa de crescimento do PIB entre 2,5% e 3% no próximo ano e melhora do humor no setor econômico, Rafael avalia ser o momento certo para que as empresas invistam na expansão do negócio. A meta da Ninho Digital, por exemplo, é aumentar mais 50% do faturamento da agência até meados de 2019.

Solução do Vale do Silício

Nascido em uma família que há gerações trabalha com vendas, Rafael era executivo de uma empresa em Curitiba quando conheceu uma série de metodologias de vendas do Vale do Silício. Ao aplicar as propostas no trabalho, logo notou um resultado palpável. Foi a deixa para que se dedicasse a estudar outras técnicas desenvolvidas na meca da tecnologia dos Estados Unidos.

“Há um desafio nas empresas em administrar as vendas e planejar um crescimento previsível. Nós preenchemos essa demanda, com métodos que minimizam os riscos e maximizam os lucros, com uma fluidez constante”, afirma Rafael, que fundou a RP Trader no começo de 2018 junto ao sócio, Patrick Suyti.

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