Startup pode ensinar carro a dirigir sozinho em 20 minutos

Wayve cria os primeiros veículos autônomos do mundo baseados inteiramente no aprendizado por reforço

Author Photo
8:48 am - 09 de julho de 2018

Pesquisadores da Wayve, empresa fundada por uma equipe do departamento de engenharia da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, desenvolveram uma rede neural sofisticada o suficiente para aprender a dirigir um carro em 15 a 20 minutos usando apenas um computador e uma única câmera.

A empresa mostrou seus robustos métodos de aprendizagem profunda na semana passada em um post em seu blog, mostrando a abordagem para o desenvolvimento de automóveis sem motoristas. Enquanto companhias como Waymo e Uber confiam em uma variedade de sensores e hardware personalizados, a Wayve está criando os primeiros veículos autônomos do mundo baseados inteiramente no aprendizado por reforço.

O sistema de direção autônomo da Wayve, composto por inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), é notável por sua simplicidade. É uma rede neural convolucional de quatro camadas, que realiza todo o processamento em uma GPU dentro do carro. Ele não exige conectividade na nuvem nem usa mapas pré-carregados.

Naturalmente, há muito trabalho a ser feito antes que a AI da Wayve possa dirigir qualquer carro em qualquer circunstância. Mas a ideia de que os carros sem motoristas precisarão de dezenas de milhares de dólares em hardware começa a cair por terra diante das técnicas de aprendizagem profunda da empresa. Acompanhe mais sobre o sistema no vídeo abaixo.

Segundo a empresa, seus algoritmos estão se tornando cada vez mais inteligentes. “Imagine a implantação de uma frota de carros autônomos, com um algoritmo de direção que inicialmente é 95% da qualidade de um motorista humano. Tal sistema não seria instável como o modelo inicializado aleatoriamente em nosso vídeo de demonstração, mas seria quase capaz de lidar com semáforos, rotatórias, interseções etc”, relata a empresa.

“Depois de um dia inteiro de condução e melhoria on-line da segurança humana, talvez o sistema melhore para 96%. Depois de uma semana, 98%. Depois de um mês, 99%. Depois de alguns meses, o sistema pode ser um super-humano, tendo se beneficiado do feedback de muitos drivers de segurança diferentes”, revelou a companhia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.