Startup cria consultório virtual 100% criptografado

Plataforma criada pela Vittude atende a protocolos internacionais, como HIPAA Act e HITECH Act, que versam sobre sigilo e segurança de dados em atendimento de saúde

Author Photo
3:55 pm - 13 de dezembro de 2018

Fundada com o intuito de facilitar o acesso a melhores condições de saúde e bem-estar por meio de soluções tecnológicas, a Vittude, startup que conecta pacientes e psicólogos em poucos cliques, desenvolveu um consultório virtual 100% criptografado, que garante a confidencialidade dos atendimentos. A solução é uma alternativa, por exemplo, para a parcela de brasileiros que vive no exterior, ou, ainda, para pelo menos metade dos cinco mil munícipios do país que não possui especialistas atuantes.

“A Vittude se preocupou em criar um consultório virtual exclusivo para atendimentos de saúde. A nossa plataforma foi desenvolvida pela nossa equipe, em parceria com uma empresa do Vale do Silício, e atende a protocolos como HIPAA Act e HITECH Act, que versam sobre sigilo e segurança de dados em atendimento de saúde. Essa preocupação com a segurança ainda não é vista no mercado quando falamos de terapia online. Ferramentas de comunicação e troca de mensagens, por exemplo, não asseguram o sigilo e privacidade necessários para um atendimento de saúde”, enfatiza Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude.

A dinâmica na plataforma da Vittude é simples e rápida. A pessoa acessa o site da startup, realiza um breve cadastro, escolhe seu psicólogo online de acordo com suas preferências e agenda a sessão. O paciente também tem acesso a informações detalhadas sobre o currículo e a linha de atuação de cada psicólogo, a disponibilidade de agenda do especialista e o valor da consulta estipulado por cada profissional. Tudo online, inclusive o pagamento e, claro, a própria consulta.

“Em setembro de 2017 recebemos a autorização do Conselho Federal de Psicologia para atender online e, desde então, essa é a modalidade que mais cresce, já representando hoje 80% dos nossos atendimentos”, revela Tatiana.
Hoje, a Vittude conta com cerca de 2,2 mil psicólogos e mais de 5 mil pacientes cadastrados, atuando em todo território nacional e alcançando brasileiros em outros 30 países. São mais de 1000 atendimentos realizados online e presencialmente todo mês por profissionais qualificados e certificados pelos conselhos regionais de psicologia.

“A terapia online tem ajudado a derrubar algumas barreiras, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis para conversar e falar sobre suas questões quando estão no conforto da sua casa”, afirma a CEO da Vittude.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.