20 anos de Spring: conheça a história do framework open source da VMware usado pelo Netflix
Spring tem passado por inovações constantes e faz parte de uma comunidade mais ampla
O Spring, anteriormente conhecida como SpringSource, foi uma empresa de software fundada por Rod Johnson, que também criou o Spring Framework, uma estrutura de aplicativo de código aberto para aplicações corporativas baseadas em Java. A empresa foi adquirida pela VMware por US$ 420 milhões em agosto de 2009 e desde então tem evoluído na comunidade de desenvolvimento.
Durante o VMware Explore*, evento que acontece esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, a VMware celebrou os 20 anos do framework open source e reforçou a sua importância para a comunidade.
Purnima Padmanabhan, vice-presidente sênior e General Manager da VMware, destacou que o Spring tem passado por inovações constantes e que faz parte de uma comunidade mais ampla. “Ele oferece soluções que se conectam com quase todas as outras tecnologias existentes. Portanto, não é apenas o poder da comunidade, mas também o poder do ecossistema ao seu redor que torna o Spring tão relevante”, resumiu. Ela completou afirmando que o impacto do Spring vai além da tecnologia ou da escrita de código, envolvendo a transformação de vidas por meio de suas contribuições.
Presente em diversos setores da economia, uma das empresas mencionadas por ela que utiliza o Spring é a Netflix. “A empresa utiliza o Spring em todo o seu backend. A FedEx baseia todo o seu software de embalagem no Spring”, afirmou.
Segundo ela, as inovações são a razão pela qual a comunidade e a adoção do framework estão em constante crescimento. “Agora, com o recém-formado projeto de AI, é possível se manter à frente de cada transformação que está ocorrendo”, observou.
Aproveitando o momento, Purnima lançou o Spring Consulting, um conjunto de serviços projetados para auxiliar na migração e atualização de aplicativos, bem como no desenvolvimento para o novo ambiente de mudanças rápidas.
Um breve histórico do Spring
- Em 2002, Rod Johnson publicou um livro que tratava das complexidades do J2EE.
- Em 2003, Rod Johnson, Juergen Hoeller e Yann Caroff iniciaram o projeto open source Spring Framework. No ano seguinte, lançaram a versão 1.0 do framework.
- Em 2008, o Spring Security 2.0 foi lançado, renomeando-o de Acegi.
- Em 2011, o Spring Data expandiu para cargas de trabalho NoSQL com o Spring Data MongoDB, Spring Data Redis, Spring Data Neo4j e Spring Data GemFire.
- Em 2014, foi lançado o Spring Boot 1.0, que introduziu o desenvolvimento rápido de aplicações. A comunidade técnica destacou que o Spring passou a focar mais na tarefa em mãos do que na infraestrutura.
- Ainda em 2014, o Spring Batch 3.0 foi lançado, permitindo a integração do Spring com o Drools, simplificando a configuração de fluxos de integração sem XML.
- Em 2015, o Spring Cloud 1.0 foi lançado, fornecendo ferramentas para a construção rápida de software para sistemas distribuídos.
A VMware criou um jogo, usando Spring, para mostrar de forma interativa a história do framework.
*A jornalista viajou a convite da VMware