20 anos de Spring: conheça a história do framework open source da VMware usado pelo Netflix

Spring tem passado por inovações constantes e faz parte de uma comunidade mais ampla

Author Photo
8:43 am - 22 de agosto de 2023
Purnima Padmanabhan, vice-presidente sênior e General Manager da VMware, Spring Purnima Padmanabhan, vice-presidente sênior e General Manager da VMware. Foto: Déborah Oliveira

O Spring, anteriormente conhecida como SpringSource, foi uma empresa de software fundada por Rod Johnson, que também criou o Spring Framework, uma estrutura de aplicativo de código aberto para aplicações corporativas baseadas em Java. A empresa foi adquirida pela VMware por US$ 420 milhões em agosto de 2009 e desde então tem evoluído na comunidade de desenvolvimento.

Durante o VMware Explore*, evento que acontece esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, a VMware celebrou os 20 anos do framework open source e reforçou a sua importância para a comunidade.

Purnima Padmanabhan, vice-presidente sênior e General Manager da VMware, destacou que o Spring tem passado por inovações constantes e que faz parte de uma comunidade mais ampla. “Ele oferece soluções que se conectam com quase todas as outras tecnologias existentes. Portanto, não é apenas o poder da comunidade, mas também o poder do ecossistema ao seu redor que torna o Spring tão relevante”, resumiu. Ela completou afirmando que o impacto do Spring vai além da tecnologia ou da escrita de código, envolvendo a transformação de vidas por meio de suas contribuições.

Presente em diversos setores da economia, uma das empresas mencionadas por ela que utiliza o Spring é a Netflix. “A empresa utiliza o Spring em todo o seu backend. A FedEx baseia todo o seu software de embalagem no Spring”, afirmou.

Segundo ela, as inovações são a razão pela qual a comunidade e a adoção do framework estão em constante crescimento. “Agora, com o recém-formado projeto de AI, é possível se manter à frente de cada transformação que está ocorrendo”, observou.

Aproveitando o momento, Purnima lançou o Spring Consulting, um conjunto de serviços projetados para auxiliar na migração e atualização de aplicativos, bem como no desenvolvimento para o novo ambiente de mudanças rápidas.

Anuncios Spring

Um breve histórico do Spring

  • Em 2002, Rod Johnson publicou um livro que tratava das complexidades do J2EE.
  • Em 2003, Rod Johnson, Juergen Hoeller e Yann Caroff iniciaram o projeto open source Spring Framework. No ano seguinte, lançaram a versão 1.0 do framework.
  • Em 2008, o Spring Security 2.0 foi lançado, renomeando-o de Acegi.
  • Em 2011, o Spring Data expandiu para cargas de trabalho NoSQL com o Spring Data MongoDB, Spring Data Redis, Spring Data Neo4j e Spring Data GemFire.
  • Em 2014, foi lançado o Spring Boot 1.0, que introduziu o desenvolvimento rápido de aplicações. A comunidade técnica destacou que o Spring passou a focar mais na tarefa em mãos do que na infraestrutura.
  • Ainda em 2014, o Spring Batch 3.0 foi lançado, permitindo a integração do Spring com o Drools, simplificando a configuração de fluxos de integração sem XML.
  • Em 2015, o Spring Cloud 1.0 foi lançado, fornecendo ferramentas para a construção rápida de software para sistemas distribuídos.

A VMware criou um jogo, usando Spring, para mostrar de forma interativa a história do framework.

*A jornalista viajou a convite da VMware

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.