Sorocaba moderniza infraestrutura tecnológica para atender demanda da cidade

Author Photo
3:58 pm - 19 de abril de 2016
Sorocaba moderniza infraestrutura tecnológica para atender demanda da cidade
Situada a cerca de 90 km de São Paulo, Sorocaba é a quarta maior cidade do estado de São Paulo, com aproximadamente 650 mil habitantes. Nos últimos anos, a cidade vem se notabilizando pela atração de investimentos, estimulados pela proximidade com a capital, índices de mão de obra qualificada acima da média e interligação pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.
 
Para manter a atratividade, o município vem realizando uma série de investimentos em modernização de infraestrutura que atendem às demandas das empresas, instituições de ensino e órgão de governo. Um exemplo são os locais de acesso público, como escolas, unidades de saúde, centros culturais, parques, terminais de transporte, bibliotecas e shoppings que têm acesso livre à internet, permitindo que os cidadãos acessem o portal sorocaba.sp.gov.br a qualquer momento.
 
De acordo com Maurício Rodrigues Gomes, diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Sorocaba, a construção desta estrutura começou há cerca de dois anos. “Contávamos com mais de 300 unidades externas interligadas via rádio e grandes sistemas espalhados por esta rede”, diz, lembrando que a velocidade da rede, 2 MBps, não permitia que os sistemas fossem utilizados em sua plenitude.
 
Na prática, a prefeitura de Sorocaba tinha demanda por disponibilidade e velocidade que só uma rede de fibra óptica de alta velocidade poderia atender. “O conceito de smart gov não é possível sem uma infraestrutura de alto desempenho, flexível e de alta disponibilidade, por isso decidimos mudar. Preparamos então um plano diretor de TI, onde a infraestrutura era fator fundamental.”
 
Escolhas
O plano diretor previa a criação de uma rede de comunicação de dados que atendesse às necessidades da Prefeitura de Sorocaba nos próximos 8 a 10 anos. A licitação organizada pelo município previa a construção de 270 km de rede, interligando 300 unidades e mais de 3,5 mil computadores. A rede deveria suportar sistemas especialistas críticos, como os de Educação, Saúde e Financeiro, e contar com funcionalidades de gerenciamento, desde o tratamento de acidentes até a priorização de funções críticas e segurança, que inexistiam na rede anterior.
 
Por técnica e preço, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) foi a fornecedora vencedora dos ativos de rede (switches) do projeto, que foi realizado em etapas e contou ainda com cabeamento Furukawa e software de gestão de redes HPE IMC.  “A implementação começou em setembro de 2013 e, em dezembro daquele ano, já tínhamos o backbone principal integrando os 27 pontos de maior acesso, que eram as unidades de pronto atendimento, as grandes escolas e a Policlínica”, conta Gomes.
 
O diretor de TI lembra que o passo seguinte foi a construção do backbone secundário, para garantir redundância. Por fim, foram implementadas as redes de acesso, ou a última milha, integrando 100% das unidades previstas e completando os 270 km de rede. 
O projeto, de acordo com Gomes, foi concluído em setembro de 2014 e também contou com redundância do swtich core com equipamentos HPE, usados desde dezembro de 2013, quando o núcleo da rede já estava em funcionamento, explica. Até a inauguração completa da rede, no fim de 2014, a prefeitura de Sorocaba inaugurou novas unidades externas, o que ampliou o projeto em mais 120 km de fibra óptica.
 
Velocidade e modernidade
O tráfego da Infovia é inspecionado em tempo real com tecnologia de última geração para a identificação de ameaças e eliminação de fluxos nocivos. A prevenção de intrusão integrada de forma transparente à camada de conectividade aumenta o controle sem impactar o desempenho da rede. 
A inteligência de detecção é atualizada diretamente por um instituto especializado em pesquisa de vulnerabilidades, garantindo a agilidade necessária a proteção contra ameaças ainda não divulgadas (Zero Day Initiative).
 
Com a implantação da Infovia, a prefeitura de Sorocaba passou a contar com uma rede, além de mais veloz, mais robusta e confiável. “A velocidade inicial no backbone é de 1GBps, podendo facilmente ser ampliada para 10 GBps. Além disso, hoje a gestão da rede é mais acurada e sabemos o que está trafegando”, afirma Gomes.
 
Mais que a possibilidade de usar seus sistemas plenamente, a Infovia abriu os horizontes de novos projetos para a prefeitura. Segundo Gomes, o planejamento prevê, ainda para o atual mandato, a implementação de serviços de vídeo-monitoramento, adoção de um sistema de gerenciamento da Saúde, implementação de lousas digitais em todas as escolas do município e consolidação do uso do ponto eletrônico, além da implementação de fato do Governo eletrônico, com utilização intensa por parte dos usuários em qualquer dependência da prefeitura.
 
“Com a Infovia, criamos um ambiente digital que favorece a modernização da gestão pública, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico e ampliamos a prestação de serviços aos cidadãos em diversas áreas”, detalha Gomes. De acordo com o executivo, o projeto ainda trará impactos em áreas como educação, saúde, segurança, turismo, esporte, engenharia de tráfego e muitas outras que podem ser significativamente transformadas com inciativas de Cidade Digital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.