Softtek celebra 30 anos no Brasil apoiada em resiliência e inovação

Uma das maiores parceiras da SAP, Softtek afirma ter compromisso de longo prazo no país e projeta futuro promissor

Author Photo
8:15 am - 07 de fevereiro de 2024

A Softtek Brasil, uma das maiores parceiras da SAP, celebra neste ano três décadas de presença no país. Em conversa exclusiva com Miguel Angel Garcia Antonio, conhecido como Mike, country manager e CFO da companhia no Brasil, o executivo falou ao IT Forum os marcos dessa jornada e as perspectivas para o futuro.

Fundada no México em 1982, a Softtek iniciou suas operações no Brasil em 1994. Mike, que está na empresa há 35 anos, destaca a mentalidade empreendedora e inovadora que moldou a trajetória da Softtek. “Sobreviver a crises está no nosso DNA, especialmente no México. A decisão de expandir para o Brasil foi impulsionada pelo desejo de ser protagonista fora do México”, afirma.

O relacionamento inicial com a IBM foi um marco significativo para a empresa, lembra o executivo, com a Softtek desenvolvendo sistemas internos para a gigante da tecnologia entre 1989 e 1994. A chegada da internet nos anos 90 e a presença da SAP no mercado latino-americano a partir de 1996 consolidaram a presença da Softtek em solo nacional, participando ativamente de implementações-chave, como no setor farmacêutico.

De sistemas internos da IBM a clientes diversificados

Hoje, a Softtek Brasil atende mais de 50 clientes distribuídos em nove verticais de negócios, como recursos naturais, infraestrutura, indústria, saúde, alta tecnologia e governo. A especialização tornou-se um pilar fundamental da empresa nos últimos anos, destacando a empresa como um dos principais players em serviços SAP. Além disso, a Softtek se orgulha de ser pioneira em centros de excelência de Application Management Services (AMS), fornecendo suporte a clientes de missão crítica em diferentes fusos horários.

Ao abordar os desafios atuais, Mike revela as questões macroeconômicas, os impactos das guerras e as mudanças no modelo fiscal brasileiro. Contudo, ele enfatiza a flexibilidade, a adaptabilidade e o empenho da Softtek como diferenciais cruciais da companhia. A empresa também tem explorado iniciativas de inteligência artificial (IA) desde 2019, desenvolvendo uma plataforma com diversos artefatos.

Futuro

Com mais de 1,1 mil colaboradores no Brasil e 16 mil globalmente, a Softtek está focada em continuar seu crescimento. Mike revela suas expectativas para este ano, visando um crescimento de 10%, impulsionado por iniciativas que acelerarão esse desenvolvimento.

Ao destacar setores estratégicos para o crescimento, Mike enfativa a importância das verticais de recursos naturais, agronegócio, seguros, saúde, sinistros, bancos e serviços financeiros, refletindo a natureza diversificada e pujante do mercado brasileiro.

Mike revela que por ser uma empresa de serviços a questão de talentos desafia a empresa, mas a companhia tem diversos programas para manter o engajamento dos colaboradores e recrutar pessoas empenhadas em levar o melhor da tecnologia e da experiência para seus clientes.

Próximos passos da Softtek

Ao abordar os próximos 30 anos, Mike realça a visão global e de inovação da Softtek, destacando os movimentos estratégicos em direção à verticalização e às mudanças para se tornar referência em agilidade e presença diante dos talentos. Projetos consolidados, como a parceria com o Real Madrid, ilustram a busca constante da Softtek por se manter na vanguarda das tecnologias e do mercado.

Para ele, a liderança da Softtek no Brasil foi uma “escola de vida”, permitindo-lhe transcender barreiras culturais e se sentir verdadeiramente brasileiro. “Já estou no Brasil há mais tempo do que no México”, conta. Ele destaca o papel de ser um porta-voz para o mundo e expressa seu orgulho em representar a empresa em um país que ele considera como sua segunda casa.

“Ao completarmos 30 anos aqui, não apenas celebramos nossas conquistas passadas, mas também nos projetamos para um futuro de inovação, crescimento e resiliência. Nossa trajetória é única, marcada por parcerias estratégicas, diversificação de serviços e adaptação constante. Vamos continuar inspirando o cenário tecnológico brasileiro nas próximas décadas”, finaliza ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.