Softbank fecha parceria para operar marca WeWork na América Latina

Joint venture será liderada por Claudia Woods, ex-CEO da Uber no Brasil

Author Photo
11:27 am - 26 de maio de 2021
WeWork Divulgação

A WeWork e o SoftBank Latin America Fund anunciaram nesta quarta-feira (26) uma joint venture para operação da empresa de escritórios compartilhados na América Latina. Com o acordo, o fundo de investimento terá o direito exclusivo da marca WeWork na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.

O modelo de operação através de parcerias com afiliadas regionais já é utilizado pela companhia em países como China, Japão, Índia e Israel. Segundo Sandeep Mathrani, CEO da WeWork, o formato tem mostrado “crescimento consistente” e sustentável para empresa, que passou por uma reoganização no ano passado. “Como a América Latina continuará a ser um mercado importante para a WeWork, encontramos o parceiro certo no Softbank Latin America Fund para levar nossos negócios adiante com sucesso”, afirmou o executivo.

Como parte da movimentação, Claudia Woods, ex-CEO da Uber no Brasil, assume a liderança da WeWork na América Latina. A empresa atua na América Latina desde 2016, quando abriu sua primeira unidade na região, um escritório na Cidade do México. Somente nos últimos quatro meses, o mercado latino-americano apresentou um aumento de dois dígitos na ocupação, alcançando quase 50%.

Leia também: WeWork fará fusão para abrir capital com avaliação de US$ 9 bi

A WeWork aposta no avanço de modelos de trabalho híbridos e flexíveis para ganhar espaço e retomar crescimento em um momento pós-pandemia. No primeiro trimestre de 2021, a WeWork reportou um crescimento sequencial mês a mês de adesão de membros globalmente.

Além disso, a empresa também alcançou tanto vendas líquidas positivas como ganhos líquidos positivos de filiação pela primeira vez desde fevereiro de 2020 e continuou a ver a força das vendas se estender em abril e maio.

A aposta no SoftBank Latin America Fund como parceiro de operação na região vem da expertise do fundo com negócios locais. Criado em 2019, o fundo é o maior da região e tem amplo portfólio de investimentos locais, o que permitirá à WeWork acessar novos negócios.

“Como parte do processo para selecionar empresas excepcionais para nosso portfólio do SoftBank na América Latina, vimos um grande potencial para alavancar tanto nosso capital quanto nossa experiência operacional, reunindo uma oferta convincente para esta joint venture”, disse Marcelo Claure, chairman da WeWork e CEO do SoftBank Group International. “O espaço de trabalho flexível é uma megatendência global com grande potencial de crescimento na América Latina, e estamos ansiosos para ampliar as ofertas na região”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.