Sodexo avança em processos de transformação digital

Empresa está implementando cada vez mais tecnologia em seus negócios; confira alguns aprendizados

Author Photo
3:00 pm - 23 de setembro de 2020
sodexo transformação digital

Falar em transformação digital já não é mais nenhuma novidade. No entanto, os cases de implementação de novas tecnologias sempre trazem apredizados bastante ricos. É o caso da Sodexo, que definiu megatendências para o futuro da empresa e sua transformação digital. Elas consideram impactos em variáveis como demografia, social, ambiental, econômica e tecnológica para aperfeiçoar a sua estratégia, adaptar ofertas, fortalecer a sua presença global e responder a novas expectativas das pessoas, empresas e negócios.

No segmento de alimentos, por exemplo, o Brasil foi um dos pioneiros, juntamente com a França, matriz da companhia, na implementação do novo modelo de negócios voltado para o consumidor final: o Sodexo Delivery. O serviço une a experiência na oferta de soluções de alimentação no segmento B2B com a conveniência de levar também as refeições diretamente ao consumidor.

A ampliação do negócio é estruturada por meio de parceiras com marketplaces. Esses, atuam com a modalidade de delivery aliadas ao conceito de “Cloud Kitchen”, mais conhecido como cozinha invisível.

Veja mais alguns destaques:

Novos modelos de negócios

Na França, a Sodexo adquiriu a startup de food delivery FoodChéri e, nos Estados Unidos, o EAT Club para facilitar a entrega de alimentos frescos e de alta qualidade em seus locais de trabalho. Ter essas opções pode ser interessante não apenas para colaboradores ocupados, mas também para aqueles que trabalham em horários incomuns ou em horários em que o café no local de trabalho está fechado. Além disso, na França, a Sodexo firmou uma parceria com a Uber Eats por meio do serviço de entrega de refeições em casa, prontas e produzidas localmente.

Leia também: Será que é possível criar uma empresa invencível?

Conexão para atendimento de demanda

A Sodexo passou a conectar sua gastronomia e infraestrutura de cozinhas próprias instaladas em todo o País, por meio da entrega de refeições e alimentos preparados pelos seus chefs. Em parceria com a USAA (United Services Automobile Association), a empresa disponibilizou o acesso de refeições nas vias públicas (calçada) e itens essenciais de mercearia em seus espaços corporativos. Com isso, mais de 35 mil colaboradores que atuam nos Estados Unidos podem fazer pedidos para coletar no mesmo dia. O serviço também disponibiliza itens de mercearia.

Aceleração de startups

Com o objetivo de fomentar a inovação, a jornada de transformação digital da Sodexo também inclui o apoio para  startups em sua incubadora. A aceleração de startups já foi realizada pela Sodexo em outros países como França, Índia e China. Atualmente, o time Brasil acelera seis startups. Dentre as quais, três são “foodtechs” que têm a oportunidade e acesso à rede de executivos no Brasil e em outros países. Além disso, recebem mentorias exclusivas e a chance de trabalhar com investidores, experts e  executivos de mercado.

Em uma das aceleradas, por exemplo, a startup opera fazendas urbanas dentro de empresas e entrega hortaliças sem agrotóxicos para refeitórios e colaboradores. Em outro exemplo, há uma plataforma que utiliza inteligência artificial para montar cardápios semanais personalizados com uma lista de compras integrada, respeitando o perfil e restrições alimentares dos usuários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.