Sob novo comando, Veritas quer fortalecer laços com clientes

Pedro Saenger busca aproximar-se das empresas com discurso voltado para os negócios. Proteção do ambiente corporativo balizam conversas

Author Photo
9:25 am - 15 de junho de 2018

Depois de quase três anos sob a liderança de Lucia Bulhões, a Veritas Brasil anunciou a troca do seu comando. Desde o começo da semana, Pedro Saenger atua como vice-presidente regional da empresa na América Latina. No posto, são muitos os desafios do executivo. Entre eles, revelou em conversa ao IT Forum 365, estão o ajuste de vendas e o de go to market.

Apesar de poucos dias de casa, o executivo sente-se confortável para falar sobre os planos da Veritas e ainda o que espera em sua gestão. “Minha expectativa é a de estar cada vez mais próximo ao cliente, entendendo seus requerimentos de negócios. Não queremos vender produtos, mas entender necessidades”, revelou.

Com essa visão, Saenger afirmou que sua meta é a de dobrar os resultados da empresa na América Latina nos próximos dois anos. “A oportunidade está aí. Companhias estão diante de mudanças dramáticas. Novas regulamentações, como o GDPR, são oportunidades para nós, pois nesse cenário a proteção de dados é especialmente crítica”, observou.

As primeiras impressões do executivo no posto foram positivas e ele já fez um balanço inicial do que deverá mudar nos próximos meses. “Precisamos fazer ajustes nas vendas. Definir melhor as prioridades e o go to market”, adiantou. Em conversas com alguns clientes, ele também teve a oportunidade de colher importantes impressões sobre a Veritas e reforçou a visão de que é preciso mirar a estratégia de negócios das companhias.

Salto exponencial

Presente em 86% das 500 maiores organizações em todo o mundo, um dos segmentos que Saenger quer fortalecer na região é o de pequenas e médias empresas, que compõem a maior parte dos negócios na América Latina. Segundo ele, a companhia tem todas as ferramentas para crescer exponencialmente não só nesse segmento, como no de grandes companhias. “Temos uma boa fundação e um time excelente. Agora é seguir em frente.”

Para colocar seus planos em prática, Saenger traz na bagagem mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança, e passou 12 deles conduzindo equipes de vendas, marketing e profissionais de serviços em toda a América Latina.

“O fato de eu ter atuado tanto tempo na região, me permite entender as especificidades de cada país, além das diferenças culturais”, orgulhou-se. Na visão de Michael Cremen, vice-presidente sênior de Vendas para a Américas da Veritas, as maiores oportunidades na região estão em finanças, setor público e telecom.

Gestão voltada para pessoas

Com uma liderança focada em pessoas, Saenger contou que a cada dia tem a oportunidade de escrever um novo capítulo na sua carreira. “O que quero sentir e deixar como legado é ter a certeza de que deixei algo bom, de que deixei pessoas que podem me repor e um bom lugar para trabalhar”, afirmou ele.

Saenger acredita que para um líder ter sucesso é preciso contar com um time sólido. E foi exatamente isso que ele encontrou quando chegou à Veritas. “Mais do que um time sólido, é preciso que os talentos abracem a proposição de valor da empresa”, acrescentou.

Animado com o que vem pela frente, Saenger aposta na inovação como chave do sucesso para os próximos meses. “Somos número 1 em nosso mercado e vamos crescer com respeito e a fundação adequada”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.