Smiles mira uso de blockchain para acelerar transferência de milhas

Author Photo
11:22 am - 26 de setembro de 2017
blockchain blockchain

Blockchain é a próxima aposta da Smiles para acelerar processos de transferência de milhas em seu programa de fidelidade. Segundo Túlio Oliveira, diretor de tecnologia e operações da empresa, o processo para transferir pontos atualmente dura cerca de dez dias, tempo que seria reduzido para instantes com o uso da tecnologia – espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, sem necessidade de um intermediador.

O executivo conta que a Smiles está em conversas com a Loyyal, empresa de Nova Iorque (EUA) que está desenvolvendo uma plataforma de fidelidade com blockchain. “O foco é ter a primeira prova de conceito em 2018”, afirma Oliveira, em entrevista ao IT Forum 365.

A iniciativa vai ao encontro da estratégia da companhia de ir além da compra de passagens para prover uma experiência de viagem completa aos seus clientes. A empresa lançou recentemente uma plataforma de marketplace, além de serviços para reservas de hotel e aluguel de carros – todos com o formato de tradicionais players do mercado on-line, mas com a vantagem de acumular ou utilizar milhas.

Comunidade

A grande aposta de Oliveira com o uso de blockchain é ganhar velocidade, confiabilidade e confiança nos processos. Mas ele está ciente que isso não dependerá somente de seus esforços. Isso porque o conceito do blockchain exige que os outros parceiros dos processos de transações também façam parte do novo formato, algo que Oliveira está disposto a liderar e iniciar um verdadeiro movimento no mercado de programas de fidelidade.

“Temos parceiros mais adiantados e outros que não sabem nem como começar”, comenta. “A Loyyalt diz que o blockchain é uma tecnologia óbvia para o mercado de fidelidade por conta da facilidade de interconexão”, completa Oliveira.

Foco em inovações

Segundo o executivo, o foco estratégico da Smiles, definido com o CEO da companhia, Leonel Andrade, é apresentar uma nova inovação a cada três meses. O blockchain está nessa rota, mas outro produto já apresentado foi o chatbot por meio do Facebook Messenger. A intenção da empresa é que o assistente virtual consiga auxiliar os mais de 12 milhões de clientes a consultar e se cadastrar nas promoções vigentes, além de encontrar mais informações sobre o programa.

Ainda, novas funcionalidades, como emissão de passagens, aluguel de carros, assinatura do Clube Smiles e resgate de produtos e serviço no Shopping Smiles, serão implantadas até o final deste ano. O próximo passo do chatbot será a integração com o WhatsApp, que anunciou o início de serviços corporativos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.