Slack vs. Teams: Qual é o melhor para o seu negócio?

Comparamos as duas principais plataformas de colaboração em seis categorias, desde usabilidade até gerenciamento empresarial

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9:05 am - 25 de fevereiro de 2022

O software de colaboração baseado em bate-papo é obrigatório no ambiente de negócios de hoje, com o Slack e o Microsoft Teams como as duas principais opções para a empresa. As apostas não poderiam ser maiores – a pandemia deixou claro que o trabalho remoto e a colaboração são o futuro dos negócios.

O Slack, que abriu seu capital em 2019, foi comprado pela gigante de software empresarial Salesforce em julho de 2021 por US$ 27,7 bilhões. Até a aquisição, não estava claro se o Slack poderia sobreviver contra a gigantesca Microsoft, que tem um zilhão de fluxos de receita em que confiar e está distribuindo o Teams gratuitamente na maioria dos planos do Office 365 e Microsoft 365. Mas agora que o Slack tem o Salesforce por trás dele, com uma avaliação acima de US$ 200 bilhões e receita anual de mais de US$ 20 bilhões, pode competir melhor.

Jared Spataro, Executivo da Microsoft, disse que a empresa considera o Teams tão importante para o seu futuro quanto o Windows foi para o seu passado. E isso foi antes da pandemia. Tornou-se ainda mais importante desde então.

De fato, a Microsoft vem divulgando o crescente número de usuários do Teams com grande alarde, citando 250 milhões de usuários diários ativos em julho de 2021. Por sua vez, o Slack disse que seus próprios usuários estão mais ativamente engajados, interagindo com o Slack em média 120 minutos por dia e, em geral, realizando mais de cinco bilhões de ações por semana. O Slack disse que sua base de clientes pagos era superior a 177.000 em agosto de 2021.

O vencedor desta competição? Vocês. Existem duas excelentes plataformas de colaboração para escolher, ambas melhorando constantemente à medida que novos recursos são adicionados. Mas fazer essa escolha não é fácil. De fato, algumas empresas efetivamente optaram por não escolher.

Para facilitar sua decisão, comparamos o Slack e o Teams para empresas em seis categorias: interface e usabilidade; integrações; diferenças adicionais notáveis; aplicativos móveis e de navegador; segurança, conformidade e gerenciamento empresarial; e preços. (Observe que nesta história estamos analisando o Teams principalmente como um hub de trabalho baseado em bate-papo por texto, não em seus recursos de videoconferência.) Aqui está o que encontramos.

Slack vs. Teams: Interface e usabilidade

Aparência: Os aplicativos de desktop Slack e Teams têm interfaces de fácil navegação, com foco nas mensagens. Existem algumas diferenças estilísticas. O Slack tem uma sensação de forma livre e mais solta que gostamos, mas alguns podem considerar um pouco caótico. O Teams tem uma aparência vagamente corporativa, que parece mais simplificada, mas genérica.

Dos dois, o Slack oferece mais opções de personalização, com muitas maneiras diferentes de ajustar a aparência da barra lateral e o que aparece nela, como incluir sempre todas as mensagens diretas, como classificar o conteúdo e assim por diante. Em comparação, o Teams oferece apenas três opções de personalização: padrão (claro), escuro e alto contraste.

Navegação: Ambos os clientes oferecem sua navegação principal nas barras laterais do lado esquerdo. A navegação do Teams é mais focada nas equipes, enquanto o Slack dá mais ênfase aos canais – áreas de trabalho que os usuários criam em torno de projetos, tópicos ou equipes.

A barra lateral do Teams inclui ícones para atividade, bate-papo, equipes, arquivos e, dependendo de como a organização o configura, calendário, chamadas e muito mais. O painel Atividade fornece uma visão geral rápida de tudo que está acontecendo em sua organização. Você pode filtrar o feed por ‘Minha atividade’ para ver as conversas nas quais você esteve envolvido, uma maneira prática de se concentrar. A navegação de primeira linha do Teams inclui guias para Conversas [Chats], Arquivos e um wiki da equipe.

A barra lateral do Slack inclui links para canais, tópicos, mensagens diretas (DMs) e muitas outras opções, incluindo “Todos os não lidos” [“All Unreads”], que exibe todas as mensagens não lidas em um feed conveniente. O Slackbot automatizado, um chatbot para ajuda, também está facilmente disponível na barra lateral. Falando nisso…

Ajuda no aplicativo: O Teams oferece um ícone de Ajuda [Help] na parte inferior da barra lateral com links para Tópicos, Treinamento e Novidades [“Topics”, “Training”, e “What’s New”, respectivamente]. Cada guia é bem organizada, oferecendo conteúdo de ajuda facilmente acessível sem que você precise pesquisar – embora você também possa pesquisar, é claro. Especialmente útil, na guia Treinamento é que cada artigo informa quanto tempo levará para ser lido, para que você possa decidir antes de clicar se vale a pena.

Mas o Slackbot, um chatbot no aplicativo, recebe nosso voto. É muito simples de usar. Basta digitar um DM para o Slackbot com uma palavra-chave ou uma pergunta completa e você (geralmente) obterá exatamente o que precisa em segundos. Em dezenas de consultas, o Slackbot errou apenas uma ou duas vezes em sua resposta.

Pesquisa: Ambos oferecem excelentes recursos de pesquisa. Mas a pesquisa do Slack parece mais robusta para nós, especialmente se você está acostumado a ajustar os resultados de pesquisa do Gmail. Por exemplo, no Slack, você pode pesquisar usando modificadores como ‘from:@username’ ou ‘before: 8/31/2021’.

Mensagens e bate-papo: A comunicação por meio de mensagens é claramente essencial para cada produto, e ambos fazem um bom trabalho neste departamento. Existem alguns recursos diferenciadores a serem considerados:

Ambos oferecem alguns recursos de formatação de texto ao escrever mensagens. (Para ver essas opções no Slack, clique no ícone “Aa” abaixo da caixa de entrada de texto; no Teams, clique no ícone que se parece com um “A” com o pincel sobre ele.) Mas o Teams oferece uma experiência mais semelhante ao processamento de texto, com a capacidade de escolher uma cor de fonte, selecionar entre três tamanhos de fonte, inserir uma tabela, desfazer e refazer a digitação, aplicar estilos de parágrafo e outros. Isso pode ser um exagero para alguns, mas apreciamos essas opções.

Ambos permitem animar mensagens com emojis. O Teams oferece opções adicionais nativamente, como integração com GIPHY para GIFs animados, embora você possa adicionar GIFs ao Slack por meio de uma integração de aplicativo.

Ambos oferecem vários níveis de bate-papo por voz e vídeo, nativamente e por meio de integrações de aplicativos, de dentro dos aplicativos. Com o Slack, suas melhores apostas para a maioria das funcionalidades são por meio de integrações com Zoom, Webex, Google Hangouts ou outros. Com o Teams, a videoconferência é integrada, mas você também tem várias outras opções, incluindo a capacidade de usar o Phone System baseado em nuvem da Microsoft para ligar para pessoas de fora da sua organização. Dependendo de como o Slack ou o Teams estão configurados, você pode gravar chats de vídeo e chamadas, além de obter transcrições.

Notificações: Dado o quão intrusivos esses aplicativos podem se tornar se você permitir, é imperativo controlar quando, como e com que frequência eles notificam você.

O Teams oferece controles granulares sobre o que você é notificado: bate-papos, menções, respostas, curtidas e reações, chamadas perdidas, mensagens de voz e assim por diante. Você pode escolher como deseja receber essas notificações, como por meio de banner e e-mail no aplicativo para desktop. Você também pode ter mensagens visualizadas no aplicativo para desktop.

O Slack não oferece tantas opções de notificação. Mas agradecemos a capacidade de usar configurações de notificação diferentes para um dispositivo móvel versus seu computador e ser notificado sempre que alguém usar uma palavra-chave que você especificar.

Quanto aos tão necessários controles Não perturbe [Do Not Disturb], o Slack se destaca. Você pode silenciar as notificações recebidas por 30 minutos, 1 hora, 2 horas, até amanhã, até a próxima semana ou por um período personalizado. Você também pode definir um agendamento de notificações para receber notificações apenas durante as horas e dias que você designar.

O Teams também permite especificar horas de silêncio para silenciar todas as notificações, bem como designar dias de silêncio, como domingos; no entanto, esses controles estão disponíveis apenas no aplicativo móvel do Teams.

Com o Slack, você pode enviar notificações automaticamente para dispositivos móveis quando estiver inativo no cliente de desktop por um determinado período de tempo, de ‘assim que estiver inativo’ [‘as soon as I’m inactive’] a ‘depois de 30 minutos inativo’ [‘after I’ve been inactive for 30 minutes’]. O Teams permite ativar e desativar as notificações móveis para Menções, Chamadas e Reuniões [‘Mentions’, ‘Calls’ e ‘Meetings’, respectivamente]. Você também pode silenciar as notificações móveis se estiver em uma reunião ou usando o aplicativo da área de trabalho do Teams.

Mais recursos: Ambos lançam novos recursos com frequência. Por exemplo, no ano passado, o Slack adicionou a capacidade de gravar clipes de áudio e vídeo curtos que você pode compartilhar com indivíduos ou canais, bem como o Slack Huddles, que permite conversas rápidas e informais com outras pessoas no Slack. Ao iniciar um huddle, você inicia uma conversa ao vivo somente de áudio. Em huddles, você pode compartilhar sua tela e usar legendas ao vivo.

Por sua vez, a Microsoft disponibilizou, recentemente, seus “Componentes fluidos” [Fluid components] no Teams via chat. O “Fluid Framework”, do qual os componentes fluidos fazem parte, conecta os aplicativos de colaboração e produtividade da Microsoft, por exemplo, permitindo que elementos como tabelas e gráficos sejam atualizados em tempo real por diferentes pessoas usando ferramentas diferentes. No Teams, isso significa que os usuários podem, entre outras coisas, atualizar uma lista de tarefas compartilhadas no Teams ao mesmo tempo em que um colega está trabalhando nela no Outlook.

Principais conclusões: Para nós, os destaques na categoria de interface e usabilidade são a ajuda no aplicativo do Slackbot, as opções de personalização do Slack e a formatação de mensagens do Teams. Então, estamos dando ao Slack uma ligeira vantagem sobre o Teams aqui.

Slack vs. Teams: Integrações

Embora cada produto faça muito por conta própria, o Slack e o Teams dependem de integrações com outros aplicativos e serviços para estender sua funcionalidade. Existem algumas diferenças notáveis a serem consideradas, principalmente em relação à integração com suítes de produtividade.

O Teams é o vencedor da integração de aplicativos do Microsoft 365/Office 365. Não surpreendentemente, o Teams permite integrar aplicativos do pacote Microsoft Office 365 baseado em nuvem. Ao trabalhar no Teams, você tem recursos completos de criação, edição e formatação no Word, Excel, PowerPoint e outros e pode colaborar com colegas em um arquivo em tempo real. A profunda integração com aplicativos Microsoft OneDrive/SharePoint e Office funcionou bem em nossos testes e faz muito sentido para organizações incorporadas ao ecossistema da Microsoft. O Teams também possui integrações profundas com o Dynamics 365, a plataforma de CRM da Microsoft.

O Slack também oferece integrações da Microsoft, incluindo calendário e e-mail do Outlook, OneDrive e SharePoint, mas não chegam nem perto das integrações do Microsoft 365 do Teams.

O Slack é a escolha para a integração do Google Workspace. Por outro lado, o Slack oferece integrações com vários aplicativos do Google, incluindo Gmail, Google Drive, Google Agenda e Google Sheets. O Teams não faz nada disso, nem mesmo as integrações mais básicas.

O Slack é excelente na integração com o Salesforce. Sem surpresa, o Slack se integra bem ao Salesforce, que comprou a empresa em julho de 2021. Um aplicativo Slack para Salesforce permite visualizar mensagens do Slack associadas a um registro do Salesforce, enviar registros do Salesforce para o Slack e configurar alertas de registro em canais do Slack. E um aplicativo Salesforce para Slack permite adicionar mensagens do Slack a registros do Salesforce e enviar alertas relevantes do Salesforce para canais do Slack. A Salesforce anunciou várias integrações adicionais do Slack em 2022, incluindo Salesforce CMS, Salesforce Education Cloud e Salesforce Financial Services Cloud.

A integração do Teams com o Salesforce não é tão profunda, embora permita que os usuários do Salesforce atualizem os registros do Salesforce no Teams e conversem no Teams sobre tópicos relacionados ao pipeline de vendas e casos de serviço, entre outros recursos.

O Slack oferece muito mais integrações de aplicativos de terceiros. O Slack (lançado em 2013) saiu na frente do Teams (que estreou em 2017) e mostra isso em termos de integração. O Slack se integra a mais de 2.400 aplicativos comerciais de terceiros, em comparação com cerca de 700 que se integram ao Teams.

Tanto o Slack quanto o Microsoft Teams permitem que os clientes criem seus próprios aplicativos e integrações personalizadas. De acordo com o Slack, 935.000 aplicativos personalizados criados por clientes foram usados em uma semana típica em setembro de 2021. A Microsoft habilita aplicativos e integrações personalizadas por meio de suas ferramentas de desenvolvimento da Power Platform.

Principais conclusões: Se você é um crente “melhor do ramo” que deseja a ferramenta certa para o trabalho e não gosta de se aprofundar no ecossistema de nenhum fornecedor, o Slack é sua melhor escolha. Dito isto, a integração do Teams com os aplicativos do Microsoft 365 é excelente e deve ser fortemente considerada se você for uma loja da Microsoft.

Slack vs. Teams: Diferenciais adicionais notáveis

Os desenvolvedores do Slack e do Teams estão trabalhando duro, sempre criando novos recursos para diferenciar seus produtos. Assim, uma lista completa de diferenciais notáveis seria muito longa para incluir. Mas aqui estão alguns que nos impressionaram.

O recurso de canais compartilhados do Slack facilita muito a conexão dos espaços de trabalho Slack da sua empresa ao espaço de trabalho Slack de um parceiro externo para uma colaboração perfeita. Os participantes de fora da sua organização são claramente identificáveis pelo logotipo da empresa incorporado na foto do perfil.

Com o Teams é mais complicado conversar com pessoas de fora da sua organização. Você pode adicionar acesso externo ou acesso de convidado a terceiros. O acesso externo permite que você se comunique por bate-papo por voz ou vídeo e marque reuniões com outras organizações que usam o Teams, o Skype for Business ou o Skype. O acesso de convidado permite que você adicione um indivíduo fora do seu domínio aos canais, além de se comunicar com ele por meio de chamadas ou arquivos.

A Microsoft anunciou seu próprio recurso de canais compartilhados para o Teams, chamado Teams Connect. No entanto, ainda não está amplamente disponível e está em uma exibição privada desde que foi anunciado em março de 2021.

O Slack pode ser amplamente dimensionado. O Slack pode oferecer suporte a um número ilimitado de usuários por organização e canais por workspace e mais de 100.000 usuários em um canal. (O Slack diz que nenhum cliente atingiu o limite de usuários por canal.)

O Teams também oferece suporte a um número ilimitado de usuários por organização; cada equipe pode ter até 25.000 participantes, com 200 canais por equipe e 5.000 usuários em um canal.

O Teams oferece recursos projetados para ajudar os trabalhadores de primeira linha que lidam com tarefas orientadas a serviços e tarefas em varejo, hospitalidade, viagens e manufatura. Os recursos são projetados para tornar mais fácil para os trabalhadores entrar e sair em seus dispositivos móveis, compartilhar sua localização e realizar outras tarefas específicas de suas funções. O Slack não fica muito atrás, oferecendo integração de aplicativos para funcionários de primeira linha, como o AttendanceBot, que ajuda a gerenciar o controle de horas, intervalos e almoços, sincronização de contas por hora, planejamento de turnos de funcionários e assim por diante.

O Teams oferece um recurso Wiki integrado para notas, que é útil para reunir o conhecimento dos membros da equipe. O Slack oferece a coleta de conhecimento da equipe por meio de integrações de aplicativos, como o Guru, um bot para capturar e compartilhar informações.

O Teams oferece tradução de mensagens em 36 idiomas, para que você possa se comunicar mais facilmente com colegas que falam idiomas diferentes. O Slack adota uma abordagem diferente, integrando-se a vários aplicativos de tradução, como o bot Rozetta Translator em tempo real.

Principais conclusões: Em nossa opinião, o Slack tem alguns diferenciais mais notáveis do que o Teams, como canais compartilhados. Em qualquer ponto que a Microsoft lançar o Microsoft Teams Connect em geral, no entanto, esse diferenciador não existirá mais. Neste ponto, consideramos isso um empate. O que é melhor para você dependerá de quais recursos sua organização precisa mais.

Slack vs. Teams: Aplicativos móveis e da Web

Alguns aplicativos de desktop perdem recursos e capacidades em suas versões de sistema operacional web e/ou móvel. Em nossos testes, esse não é o caso do Teams ou do Slack. Descobrimos que os aplicativos da Web pareciam e funcionavam exatamente como os aplicativos de desktop – eles funcionam essencialmente da mesma forma. Tanto o Slack quanto o Teams replicam razoavelmente bem a experiência de desktop em seus aplicativos móveis.

Mais importante ainda, você não deveria ter que aprender uma maneira diferente de fazer as coisas nas versões móveis do Slack ou Teams, e você não precisa – ao contrário da experiência que você obtém com, digamos, o cliente de desktop do Microsoft Word versus seu aplicativo móvel.

Existem algumas diferenças de interface que são projetadas para acomodar uma tela de dispositivo móvel menor e habilitada para toque, é claro. Se você passar o mouse sobre uma mensagem no Slack desktop, por exemplo, poderá adicionar uma reação, iniciar um tópico, compartilhar a mensagem e assim por diante. No celular, você toca e mantém pressionada uma mensagem para realizar essas mesmas ações.

Top takeaway: Esta categoria é um empate; O Slack e o Teams fazem um excelente trabalho ao manter uma sensação consistente em todos os dispositivos.

Slack vs. Teams: Segurança, conformidade e gerenciamento empresarial

Em termos de segurança, conformidade e gerenciamento empresarial,há suposições persistentes de que o Teams é a escolha mais forte, dada a permanência muito mais longa da Microsoft na empresa. E se você é um usuário corporativo dos aplicativos do Office, está obtendo controles de segurança, conformidade e gerenciamento empresarial de alto nível com o Teams, especialmente se for assinante do Microsoft 365.

Mas hoje em dia, o Slack e o Teams cobrem muitos dos princípios básicos de segurança e conformidade esperados, embora em alguns casos os recursos sejam nativos da plataforma e em outros, sejam por meio de integrações. Por exemplo, ambos os aplicativos criptografam dados em trânsito e em repouso e oferecem suporte a residência de dados baseada em região, prevenção de perda de dados, descoberta eletrônica e retenção legal, gerenciamento de aplicativos móveis, logon único e a capacidade de exigir autenticação de dois fatores – embora alguns desses recursos estejam disponíveis apenas com planos de nível superior. (Consulte a tabela “Comparação de recursos do Slack vs. Teams” abaixo para obter mais detalhes.)

O Slack também está melhorando nessa área com a ferramenta complementar Enterprise Key Management para seu plano Slack Enterprise Grid de primeira linha. O EKM permite que as organizações usem suas próprias chaves para criptografar mensagens e arquivos compartilhados no Slack. Também para o Enterprise Grid, o Slack tem recursos de segurança móvel que permitem que os administradores configurem o Slack para exigir camadas adicionais de segurança após o logon único, como Face ID e Touch ID no iOS.

Principais conclusões: O Slack oferece o que a maioria das pequenas e médias empresas (SMBs) pode precisar em termos de segurança, conformidade e controles administrativos e está reforçando continuamente sua postura de segurança. Mas o Microsoft Teams – em virtude de sua integração com o Office 365 e o Microsoft 365 – pode ser a melhor aposta para grandes empresas.

Slack vs. Teams: Planos e preços

O Slack e o Teams oferecem planos gratuitos. O plano do Teams, que requer uma conta gratuita da Microsoft, mas não uma assinatura paga da Microsoft, oferece um número bastante generoso de recursos: mensagens, reuniões e pesquisas ilimitadas; suporte para até 500 usuários internos e externos; 2 GB de armazenamento de arquivos por usuário e 10 GB de armazenamento compartilhado; bate-papo de áudio e vídeo individual; compartilhamento de tela; integrações ilimitadas de aplicativos; autenticação de dois fatores; e criptografia de dados.

O plano gratuito do Slack é mais restritivo, permitindo que você tenha até 10.000 mensagens; 10 aplicativos e integrações; chamadas de vídeo individuais; e autenticação de dois fatores.

Além disso, os planos do Slack começam em US$ 6,67 por usuário por mês para o plano Pro e US$ 12,50 por usuário por mês para o plano Business+. (Ambos são cobrados anualmente.) O preço do plano Enterprise Grid, destinado a grandes organizações que desejam oferecer suporte a vários espaços de trabalho interconectados, está disponível apenas entrando em contato com o departamento de vendas do Slack. Os planos pagos oferecem mensagens e integrações ilimitadas; compartilhamento de tela; acesso de convidados; canais compartilhados; busca avançada; e uma variedade de recursos de segurança, conformidade, suporte e administrativos que se expandem com cada camada.

A Microsoft oferece um número impressionante de planos de assinatura de negócios que incluem o Teams: os planos para pequenas empresas do Microsoft 365 e os planos corporativos do Office 365 custam de US$ 5 por usuário/mês a US$ 35 por usuário/mês e adicionam vários recursos ao próprio Teams – como como reuniões agendadas; gravação da reunião; logon único e outros recursos de segurança, conformidade e administração — juntamente com o restante dos aplicativos e serviços no ecossistema do Microsoft 365. Os planos corporativos do Microsoft 365, que custam de US$ 32 por usuário/mês a US$ 57 por usuário/mês, adicionam o Windows e o gerenciamento avançado de segurança à mistura.

As diferenças no que você obtém com os planos de cada empresa dificultam uma comparação direta. Uma maneira de analisar as diferenças de preços entre os dois é considerar o que você recebe por US$ 12,50 por usuário por mês:

  • Da Microsoft, você obtém a assinatura do Microsoft 365 Business Standard, que inclui o Teams com todos os seus recursos, incluindo reuniões e videochamadas para até 300 pessoas, além do Outlook, Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneDrive for Business, além do Windows – além dos aplicativos Publisher e Access somente para Windows.
  • No Slack, você obtém uma assinatura Business+, que oferece suporte a usuários ilimitados e inclui mais recursos do Slack do que o plano Pro, mas menos do que o plano Enterprise Grid — e nenhum aplicativo de produtividade.

Principais conclusões: Com base nos preços, o Teams tem uma vantagem significativa que pode ficar ainda mais forte se a economia desacelerar e os gastos com TI se contraírem. Se você já está incluindo o Teams em uma assinatura do Office 365 ou do Microsoft 365, pode ser difícil justificar para seus chefes por que a empresa também deve pagar pelo Slack, apesar de seus muitos recursos excelentes.

No entanto, se sua organização optou pelo Google Workspace ou outro pacote de escritório em vez do Office, a vantagem de custo do Teams desaparece. E se sua empresa usa o Salesforce, você pode optar pelo Slack para as integrações superiores – e esperar uma integração ainda maior com o passar do tempo.

Recomendações finais

Como mencionamos anteriormente, algumas empresas usam o Slack e o Teams. Mas essa abordagem adiciona complexidade e custo e não é uma opção viável para a maioria das organizações. Se isso for verdade para você, aqui estão nossas recomendações:

Quando se trata disso, o Slack e o Teams são mais parecidos do que diferentes. Em muitos casos, ambos oferecem alguma versão dos mesmos recursos, seja nativamente ou por meio de uma integração de aplicativo. E se faltar um recurso que você precisa, é provável que ele seja adicionado mais cedo ou mais tarde, dada a rivalidade acirrada. A única coisa que você deve prestar atenção é: quanto um serviço integrado adicionará ao seu custo total?

Se você já conhece profundamente o mundo do Microsoft 365, o Teams é uma ótima opção. Se não, dê às equipes um teste prolongado antes de decidir.

Dito isso, um subconjunto crescente de clientes do Microsoft 365 está usando o Slack. De acordo com dados da plataforma de gerenciamento de acesso Okta, 32% de seus clientes que usam o Microsoft 365 também usam o Slack, contra 32% em 2020, 31% em 2019 e 28% em 2018. E dos clientes corporativos do Slack, 76% também são clientes Microsoft 365, de acordo com dados da equipe de análise do Slack.

Se você não está em dívida com a Microsoft, deseja evitar o aprisionamento de fornecedores, é uma loja do Google Workspace ou investe fortemente no Salesforce, o Slack é o caminho a seguir. É uma excelente opção para aqueles que preferem uma pilha de tecnologia “melhor do mercado” e é particularmente popular entre SMBs e empresas de tecnologia.

Este artigo foi publicado originalmente em dezembro de 2019 e atualizado em fevereiro de 2022.

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