Skills do futuro dependem de metalearning: aprender a aprender

Praça GOL reuniu convidados da Universia Brasil, Cidade Matarazzo, 99Jobs e Korn Ferry

Author Photo
12:14 pm - 16 de outubro de 2019

Como preparar a sociedade para um mercado de trabalho cada vez mais complexo? O IT Forum X 2019 abordou o tema no painel “Skills da nova era. Em busca das competências do futuro”. O debate foi parte da programação da praça GOL.

Entre os convidados estiveram Anderson Pereira (CEO da Universia Brasil) e  Antonio Mendonça (senior client partner da Korn Ferry).

“A Universia é parte do Santander, empresa que mais investe em educação no mundo. E no meu caso, tenho a sorte de estar do lado da academia e do lado do empregador, identificamos talentos da academia e levamos para o mercado de trabalho” comenta Pereira. Essa agilidade é importante porque, de acordo com o executivo, as mudanças estão acontecendo porque o cliente mudou, e um mercado em constante transformação exige alguns tipos de habilidades e conhecimentos. “É necessário competências, e aplicar o conhecimento com criatividade, trabalho em equipe, resiliência. Além do metalearning, ou seja, aprender a aprender”.

Learning agility

“A Korn Ferry vinha em um modelo linear de diagnosticar o que queríamos dos colaboradores . Hoje, usamos o conceito de learning agility que é: o que a pessoa traz de competência, mas qual é o ‘espaço no HD’ para aprender coisas novas. É necessário aprender e responder desafios novos. Para vocês terem uma ideia, pegamos os principais investidores do mundo e perguntamos o que procuram nas lideranças. E 85% acha que os líderes que estão tocando os negócios não são os líderes para o futuro”, diz Mendonça.

“A geração que acha que está no controle sempre passa por um momento de transformação veloz, achando que tudo vai piorar. Isso acontece porque quando não sabemos o que está acontecendo, temos ansiedade, frustração. É uma confusão que, com o tempo, vamos entender. Mas estamos no meio do vale dessa crise. Daqui alguns anos, a próxima geração vai passar pelo mesmo. É normal”, avalia Marcelo Nóbrega, investidor e empreendedor.

Participou também Viviane Lusvarghi (CIO da Cidade Matarazzo). A mediação foi de Eduardo Migliano (cofundador da 99Jobs)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.