Sistemas da ISS são destaque no combate à violência no estado do Ceará
Com TI, autoridades poderão reunir dados para o controle de incidentes, alimentar um Big Data e integrar com o sistema “Espia”, da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Considerado um dos estados pioneiros na criação de um sistema de inteligência para o monitoramento da criminalidade, o Ceará tem buscado apoio na tecnologia para o combate à violência. Entre as estratégias do governo para o reforço da segurança, o programa Zoom: cidade + segura tem se destacado pela sua eficiência e, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS-CE), a população cearense passa a contar com a expertise da Intelligent Security Systems (ISS) para a utilização dos dados que serão capturados pelas câmeras que integram o sistema.
Ao todo, o Ceará está adiantado na instalação de novos equipamentos, acrescentando mais de 1.800 câmeras ao sistema. Com os softwares analíticos, reconhecimento de placas (LPR) e o VMS (vídeo management system) desenvolvidos pela ISS, as autoridades poderão reunir dados fundamentais para o controle de incidentes, alimentar um Big Data e integrar com o sistema “Espia”, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o acréscimo de 710 equipamentos para o monitoramento de veículos em alta velocidade (LPR’s).
Com a federação de todas as câmeras do estado, já é possível analisar as imagens capturadas em tempo real, agilizando o atendimento das ocorrências e apoiando os policiais que atuam nas ruas. “Os equipamentos adquiridos irão ajudar nas análises preditivas, dando aos órgãos competentes poder para reverter estatística e, consequentemente, levar segurança à população”, destaca Alexandre Nastro, Country Manager da ISS Brasil e especialista em segurança.
O uso das tecnologias da ISS faz parte da estratégia do governo do Ceará para tornar o estado referência em videomonitoramento. O uso da tecnologia irá direcionar o efetivo policial para as áreas mais críticas. “Trata-se de um projeto complexo, que demandou por parte do estado investimentos maciços na construção da estrutura da rede ótica pela ETICE, garantindo a alta responsabilidade de acesso, além do planejamento bem calculado, por parte da SSPDS-CE, que definiu com exatidão o posicionamento das câmeras. Nossa parceria com a ISS levará aos cearenses o que há de melhor e mais inovador em VMS e analíticos, proporcionando um uso inteligente e assertivo dos dados gerados pelos equipamentos”, declara Antônio Galvão Baptista Soares, diretor do Grupo IPQ, empresa responsável pela implantação do projeto.