Sistema Unimed e Oracle padronizam tecnologias em 341 cooperativas médicas

Unimed espera com migração reduzir 25% nos custos, além de fomentar transformação digital. Oracle Cloud Infraestructure foi usada no projeto

Author Photo
5:55 pm - 18 de novembro de 2022

A Unimed firmou parceria com a Oracle com o objetivo de padronizar tecnologias para todo o Sistema Unimed, formado por 341 cooperativas. A migração também visa maior eficiência operacional e redução de custos perante os principais fornecedores.

Atualmente, o Sistema Unimed conta com 18,9 milhões de clientes e está presente em nove de cada dez cidades brasileiras.

Em negociação conjunta e com contratos separados, a Unimed do Brasil em parceria com outras empresas do Sistema Unimed, selecionaram a Oracle Cloud Infraestructure (OCI). Segundo a Unimed, a escolha do fornecedor foi justificada pelo fato de que a Oracle conta que os dados localizados, seguindo os requisitos do país, em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Nosso objetivo é ser o maior incentivador da solução para as nossas cooperativas para viabilizar mais escalabilidade, rapidez, disponibilidade e segurança da nuvem Oracle. Também queremos reduzir a preocupação que muitas operadoras têm com a infraestrutura do ambiente. Para isso temos como propósito afirmar para as cooperativas que o OCI é seguro, inovador, credenciado para o uso e que comporta toda a estrutura que eles já possuem no on-premises”, explica Maurício Cerri, superintendente de tecnologia e inovação na Unimed Brasil.

A construção e a efetivação tiveram a participação das empresas nacionais do Sistema Unimed – Unimed do Brasil, Unimed Nacional, Seguros Unimed, Unimed Participações e Faculdade Unimed – e da Unimed Curitiba (PR), Unimed São José do Rio Preto (SP), Unimed Central RS, Unimed Rio (RJ) e Unimed Grande Florianópolis (SC).

A expectativa de migração é de gerar uma redução de custo de, no mínimo, 25% para as empresas, além de fomentar, de forma geral, a transformação digital no Sistema Unimed.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.