Siggraph: Como a Nvidia vê o omniverse como uma poderosa ferramenta de produtividade

Fato relevante¹: Texto originalmente publicado em 05 de agosto de 2022

Fato relevante²: A Nvidia é cliente do autor.

Na próxima semana, na Siggraph, conferência anual sobre computação gráfica da organização ACM SIGGRAPH, a Nvidia falará sobre sua oferta Omniverse, que contrasta fortemente com o metaverso muito exagerado. O que torna o esforço da Nvidia poderoso não é apenas que ele está sendo envolvido com serviços de empresas como a Siemens e sendo usado para fábricas autônomas de ponta como a mais recente da BMW, mas sua capacidade de antecipar e corrigir problemas antes que resultem em custos excessivos ou prejuízos.

Também desejo que mais empresas entendam o quanto as apresentações da Nvidia são mais ricas, em geral porque usam ferramentas como Omniverse para criá-las. (Este vídeo da última palestra do GTC demonstra o ponto.) Em vez de depender de slides de palavras estáticas, a experiência de vídeo de uma palestra da Nvidia transmite melhor a mensagem, mantendo o público colado na tela de uma maneira que poucos palestrantes fazem hoje, provando que você não precisa ser Steve Jobs se tiver as ferramentas certas e gastar tempo em ferramentas multimídia para entreter e informar.

Nvidia na Siggraph

Espera-se que a Nvidia fale sobre seu progresso com sua ferramenta Omniverse e o futuro a curto prazo desses esforços. Muito do que está impulsionando o avanço do Omniverse no momento são os conceitos subjacentes de gêmeos digitais e IA – um não pode existir de forma confiável sem o outro. Para serem viáveis, os gêmeos digitais não apenas precisam emular inicialmente o mundo real, mas devem permanecer conectados aos seus homólogos físicos para garantir que as simulações relacionadas possam prever com precisão eventos futuros. Sem essa conexão, quaisquer variações entre o elemento físico que está sendo emulado e o gêmeo digital introduzirão um número crescente de erros desconhecidos, o que reduzirá a precisão do resultado a uma taxa crescente devido à desconexão.

Isso é particularmente problemático se, quando usado para fábricas e automóveis, o sistema tenta criar metodologias que combinem esses dois elementos. O resultado pode não prever adequadamente problemas futuros, e os tomadores de decisão não teriam como entender os riscos relacionados ao acreditar em algo cada vez mais não confiável.

A IA é fundamental não apenas para garantir que o mundo físico e seu gêmeo digital relacionado permaneçam conectados (preenchendo lacunas de informações que os sensores ainda não podem coletar), mas também para prever o comportamento futuro desses elementos para que os problemas possam ser identificados antecipadamente. A abordagem da Nvidia de usar agressivamente a IA em sua ferramenta Omniverse deve fornecer um grau muito maior de precisão e confiabilidade para qualquer simulação de metaverso relacionada, o que se traduz em resultados mais confiáveis.

Processo de apresentação da Nvidia

Mesmo que você tenha a melhor ferramenta disponível, não fará muita diferença se você não puder vendê-la. O uso pesado de gráficos da Nvidia durante as apresentações sempre foi uma vantagem competitiva. Essas ferramentas tornam as apresentações mais divertidas e atraentes, o que ajudou a empresa a superar os rivais e impulsionar novos mercados, como máquinas autônomas (incluindo automóveis), o metaverso e a IA ampla. Com essas ferramentas, a Nvidia pode recriar muitos dos apresentadores mestres da magia, como o falecido CEO da Apple e o showman P. T. Barnum, entregues apenas por meio de oração. Ela pode mostrar qual será a versão deles do futuro – e torná-la real.

E se as pessoas acreditarem em um futuro, assim como aconteceu com Jobs e o iPhone, elas farão acontecer. Se não o fizerem, você acaba com algo como o LG Prada – era exatamente como o iPhone, mas falhou no mercado. O sucesso da Nvidia não está apenas ligado ao que constrói, mas como apresenta o que constrói. Se mais empresas entendessem essa dinâmica, mais produtos novos e potencialmente revolucionários teriam sucesso.

Com isso em mente, a apresentação da Nvidia na Siggraph é importante por dois motivos. Primeiro, ele representa a vanguarda do que está funcionando no metaverso e aborda a crescente crença (graças ao exagero no lado do consumidor) de que o metaverso é mais fumaça do que fogo. E é o caso de apresentações para audiências ainda em grande parte remotas (com períodos de atenção excessivamente curtos).

A apresentação importa

Em suma, o sucesso da Nvidia não está apenas na criação de ofertas revolucionárias, mas em apresentá-las de maneira atraente e interessante, garantindo melhor um futuro que beneficie a empresa.

Eu gostaria que mais empresas imitassem a Nvidia. Se o fizessem, não apenas eu ficaria mais entretido (e sim, às vezes é sobre mim), mas seu potencial de sucesso seria tremendo. A Nvidia está transformando o metaverso em uma poderosa ferramenta de produtividade, construindo um ótimo conjunto de ferramentas e apresentando a tecnologia de uma maneira que será adotada.

Isso não é múltipla escolha. Você tem que fazer as duas coisas para garantir que os benefícios que a ferramenta promete serão alcançados.

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

6 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

9 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

10 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

11 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

12 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

13 horas ago