Seu smartphone pode estar ouvindo as conversas

Author Photo
8:36 am - 24 de outubro de 2016
Seu smartphone pode estar ouvindo as conversas

Uma nova técnica chamada “snoop” está sendo usada para monitorar todas as atividades de um smartphone e até mesmo acessar o microfone e gravar o som ambiente remotamente. A prática está sendo usada para direcionar anúncios online aos consumidores.

Este tema está começando a ser bastante discutido nos Estados Unidos. Muitas pessoas dizem perceber anúncios direcionados em mídias sociais ou ferramentas de busca sobre produtos ou marcas os quais foram assuntos em conversas privadas, realizadas próximas a celulares.

Os sites de busca e redes sociais mais populares já afirmaram que não usam qualquer tipo de ferramenta de snoop. No entanto, não é difícil encontrar empresas desenvolvendo APIs para isso. Os desenvolvedores de aplicativos podem comprar e agregar essa funcionalidade ao seu aplicativo. Como a maioria das pessoas não lê o contrato ao instalar um aplicativo, não sabem que podem estar liberando o acesso ao microfone do aparelho e sendo espionadas.

Técnicas como esta estão sendo usadas por empresas americanas que oferecem serviços de estatísticas a partir do monitoramento do comportamento dos usuários de smartphones. Informações espontâneas sobre os programas de TV que as pessoas assistem ou produtos que elas comentam em conversas cotidianas podem ser usadas para definir o perfil do consumidor. Tais empresas oferecem descontos em lojas e recompensa em dinheiro para que as pessoas aceitem usar o aplicativo e compartilhar suas informações.

No entanto, a espionagem sem o consentimento do usuário, o uso inadequado dos dados ou o vazamento de tais informações poderia ser muito prejudicial. Mesmo que o usuário permita ser espionado e ter suas conversas privadas ouvidas, informações confidenciais como senhas de e-mail e informações bancárias poderiam ser facilmente acessadas também.

A recomendação é sempre ler atentamente a permissão de acesso de todos os aplicativos baixados. Se perceber que um aplicativo está tendo acesso a mais ferramentas do que o necessário, especialmente ao microfone, evite fazer o download. Também é valido checar as configurações de todos os aplicativos já instalados e verificar se algum deles está tendo acesso ao seu microfone.

*José Matias Neto é diretor de suporte técnico na Intel Security

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.