7 sistemas de CRM gratuitos que você precisa conhecer

Com eles, o gerenciamento do relacionamento com clientes não precisa ser um empreendimento caro

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6:15 pm - 12 de março de 2018

A maioria das empresas vive e morre pelos relacionamentos que mantém e as oportunidades que pode promover desses contatos. Desenvolver relações fortes com os clientes é fundamental para o sucesso. Felizmente, o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudar as empresas a organizar dados de múltiplos pontos de contato e equipar profissionais com ferramentas para acompanhar e analisar todas as interações. No cenário competitivo de hoje, encontrar o provedor de CRM correto pode fazer a diferença entre crescimento e estagnação.

O software de CRM está disponível em muitas formas, mas o objetivo é quase universal: aumentar as vendas, aumentar a produtividade e identificar perspectivas mais qualificadas para as atividades de marketing. As empresas que integram adequadamente as soluções de CRM em suas operações podem obter informações valiosas ao capturar e correlacionar informações sobre o comportamento do cliente em uma única interface. 

Considerando as contribuições vitais que o software de CRM pode fazer para o sucesso de qualquer empresa, é cada vez mais importante encontrar um provedor que ofereça os recursos, integrações de terceiros e técnicas de personalização que melhor se adaptem às necessidades de sua empresa. As empresas podem se surpreender com as opções disponíveis para eles e há muitas considerações que devem orientar o processo de seleção de software de CRM. No entanto, pequenas e médias empresas muitas vezes podem ter suas necessidades mais importantes atendidas com software de CRM aberto e de código aberto.

Revisamos dezenas de provedores para identificar o melhor software de CRM gratuito no mercado hoje. Depois de pesar seus pontos fortes e limitações, avaliações de líderes da indústria e rankings de várias empresas de pesquisa, selecionamos sete aplicativos (apresentados em ordem alfabética) para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para você:

1 – Apptivo
O Apptivo é um CRM baseado em nuvem que inclui funções para organização de contatos, gerenciamento de projetos e rastreamento e operações financeiras. A versão gratuita do Apptivo é limitada a três usuários e 500 MB de armazenamento de dados. As principais características da versão gratuita incluem ferramentas de gerenciamento de vendas para listas de leads, contatos, oportunidades e negócios pendentes.

Os usuários do Apptivo também gozam de ferramentas de gerenciamento de projetos, incluindo faturamento, ordens de serviço, estimativas e ordens de compra. A versão gratuita inclui relatórios padrão, recursos de pesquisa e notificações automáticas para tarefas e compromissos.

As integrações de terceiros estão disponíveis nas versões pagas, que começam em US$ 8 por usuário/mês. O Apptivo também oferece aplicativos para dispositivos Android e iOS.

2 – Bitrix24
O Bitrix24 é uma sólida opção de CRM para organizações que procuram um conjunto de ferramentas projetadas para gerenciar projetos, colaborar e reforçar os esforços de marketing. A versão gratuita do Bitrix24 é limitada a 12 usuários e 5 GB de armazenamento de dados. O Bitrix é projetado para levar a maioria das operações comerciais a uma única plataforma.

As principais características do CRM baseado em nuvem incluem ferramentas de gerenciamento de projetos, compartilhamento de conteúdo, mensagens, gerenciamento de tempo, tarefas e comunicações em um ambiente de estilo social. Processos automatizados como notificações, relatórios assistidos e assinaturas de grupos de discussões podem ajudar as empresas a rastrearem o progresso e agendar as próximas oportunidades com maior contexto.

As capacidades podem ser estendidas através de integrações de terceiros e os recursos mais avançados estão disponíveis a US $ 39 por mês para até 24 usuários. O Bitrix24 oferece aplicativos para dispositivos Android e iOS.

3 – Hubspot 
O Hubspot CRM é uma solução flexível completa que inclui todos os recursos principais de um sistema moderno projetado para gerenciar contatos, rastrear leads e fechar negócios. A Hubspot é uma empresa popular no mundo do CRM para muitas pequenas empresas porque oferece recursos e funcionalidades suficientes para melhorar as operações de marketing e vendas a custo zero. A versão gratuita do Hubspot inclui um número ilimitado de usuários, armazenamento de dados e até 1 milhão de contatos sem limites de tempo ou períodos promocionais.

As ferramentas de gerenciamento de contato e liderança da Hubspot permitem aos usuários reunir instantaneamente informações valiosas sobre qualquer empresa inserida no banco de dados, incluindo pessoal-chave, perfis sociais e origens. O Hubspot foi projetado para gerenciar todo o pipeline de vendas, de modo que ele rastreie automaticamente as interações dos clientes em e-mail, mídias sociais, telefonemas e reuniões. A plataforma baseada na nuvem possui um painel intuitivo com relatórios em tempo real no gerenciamento de leads e os usuários podem criar otimizar páginas de destino para gerar leads mais valiosos.

O Hubspot pode ser personalizado integrando serviços de terceiros do Google, Microsoft e muitos outros. O Hubspot CRM também está disponível como um aplicativo para dispositivos Android e iOS, e os recursos mais avançados começam em US $ 50 por usuário por mês.

4 – Insightly
A Insightly é uma plataforma de CRM projetada para gerenciar contatos, vendas e projetos de uma organização, mas a versão gratuita é limitada a apenas dois usuários, 2,5 mil contatos e 200 MB de armazenamento de dados. A plataforma baseada em nuvem oferece aos usuários uma visão detalhada de seus contatos, incluindo histórico de interações, datas importantes e outras informações relacionadas a projetos ou oportunidades de vendas.

As principais características da Insightly incluem ferramentas de gerenciamento de projetos que permitem aos usuários rastrear o progresso em relação aos prazos, criar marcos e tarefas, definir alertas automatizados e acompanhar a correspondência. A Insightly também pode acompanhar a correspondência de e-mail, os contatos de mídia social e criar relatórios e gráficos personalizados para dar às organizações uma visão mais detalhada do seu envolvimento com os clientes.

Os usuários podem ampliar recursos integrando-se a vários serviços de terceiros, mas alguns fornecedores estão disponíveis apenas para clientes que atualizam para um plano pago. 

Planos com recursos mais avançados e maior integração de terceiros começam em US$ 29 por usuário/mês. A Insightly também oferece aplicativos para dispositivos Android e iOS.

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5 – SugarCRM
SugarCRM costumava ser o maior CRM open source do mundo no mercado, mas a empresa não está mais lançando novas versões de código aberto do aplicativo Community Edition. No entanto, ainda está disponível para download e o foco centrado no desenvolvedor do SugarCRM é um portal com um rico conjunto de recursos e a oportunidade para as organizações criarem uma solução totalmente personalizada. A versão open-source do SugarCRM requer um administrador dedicado com habilidades consideráveis ​​em programação PHP e gerenciamento complexo de banco de dados.

As organizações podem integrar serviços de terceiros com a API aberta do SugarCRM, mas a plataforma não fornece integrações simples através de um mercado como outros provedores de CRM. Alguns dos recursos destacados do SugarCRM incluem ferramentas de gerenciamento de contatos e leads, automação e previsão de vendas, gerenciamento de projetos, relatórios extensivos e recursos de análise de dados. O SugarCRM Community Edition é um banco de dados autônomo, de modo que esses custos adicionais devem ser levados em consideração.

As edições mais avançadas do SugarCRM começam em US $ 40 por usuário por mês.

6 – SuiteCRM
O SuiteCRM é uma alternativa livre, autônoma e de código aberto para SugarCRM que continua a crescer com novos recursos e suporte contínuo. Ele afirma ser o CRM de código aberto mais popular do mundo no mercado hoje, com mais de 4 milhões de usuários, 800 mil downloads e uma comunidade de desenvolvedores de 87 mil membros. O SuiteCRM também oferece muitos recursos que vão além das tarefas tradicionais do CRM.

As principais características incluem portais de autoatendimento que fornecem às organizações um método exclusivo para atendimento ao cliente, bastante interativo. Os usuários também podem criar modelos de pipeline de vendas, monitorar o progresso de leads, modelar processos de negócios, gerenciar contratos e modelos para cotações de clientes. O SuiteCRM inclui uma calculadora de ROI e um módulo de campanha de e-mail robusto que permite às organizações projetar, implantar e rastrear campanhas em um único painel de controle. O SuiteCRM também oferece um aplicativo para celular para dispositivos Android e iOS.

7 – Zoho CRM
O Zoho CRM é uma das soluções de CRM gratuitas mais populares no mercado hoje. O Zoho é uma opção sólida para SMBs e startups, mas a versão gratuita é limitada a três usuários, 25 mil contatos e 1 GB de armazenamento de dados. A plataforma é especialmente poderosa para as organizações que utilizam o Zoho Workplace, um conjunto de aplicativos de produtividade que competem com o G Suite e o Microsoft Office 365.

Alguns dos recursos destacados do Zoho CRM incluem uma grande variedade de integrações de terceiros, análises e previsões avançadas, notificações em tempo real e ferramentas abrangentes de gerenciamento de projetos para leads, contas e contatos. A interface intuitiva também inclui ferramentas para automação de vendas e marketing, configuração de produtos, relatórios e análise detalhada de clientes.

Os usuários do Zoho podem personalizar sua plataforma sincronizando com serviços de terceiros usando a API do Zoho. O Zoho CRM é uma plataforma baseada na nuvem e oferece aplicativos para dispositivos Android e iOS. Usuários adicionais e recursos avançados começam em US$ 12 por usuário/mês.

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