Sete certificações para profissionais de TI

Author Photo
5:00 pm - 27 de janeiro de 2014
Sete certificações para profissionais de TI

As certificações fazem a diferença, especialmente em TI. Uma pesquisa recente conduzida pela Prometric indica que profissionais de TI com certificações nas áreas em que são especialistas são mais satisfeitos em suas posições e mais confiantes quanto a suas habilidades para fazer seus trabalhos do que seus pares.

Faz sentido, afinal, completar um curso e passar em uma avaliação atestam conhecimento e domínio de um assunto. Além disso, a maioria das principais certificações requerem experiências práticas como pré-requisito. Experiência combinada a certificações validam que o profissional de TI possui credenciais e melhoram a autoestima em relação ao trabalho executado.


LEIA MAISConfira o guia salarial para 2015!

Veja aqui outras notícias sobre Carreira

Essa confiança proporcionada pode refletir, por exemplo, em uma entrevista de emprego. A maioria dos departamentos de RH utiliza essas credencias como referência. Assim, uma certificação pode abrir portas, somada a experiências sólidas.

Por isso, as sete certificações listadas a seguir não são novidade para muitos profissionais. No entanto, aliadas a uma sólida experiência no mercado podem ser indicativos de que você recebeu um treinamento intenso e possui habilidades profissionais para galgar altos salários.

Independentemente de seu interesse ser segurançamobilidadevirtualização, rede ou gerenciamento de projetos, há uma diversidade de cursos educacionais avançados para sua escolha. Abaixo, segue um panorama sobre sete certificações em TI que valem o investimento de seu tempo e dinheiro.

1. Project Management Professional, da PMI (Project Management Institute)
Quem não precisa de um bom gerente de projetos? Todo projeto necessita de um líder organizado que tem boas habilidades de comunicação e preza pelos detalhes. A certificação PMP pode proporcionar altas remunerações na liderança de projetos, segundo pesquisa salarial feita pela PMI. Nos Estados Unidos, o profissional que possui esse tipo de certificação por de cinco a nove anos têm, em média, salário base de 113 mil reais por ano, enquanto alguém que manteve uma certificação PMP de 10 a 20 anos recebem um salário base de 120 mil dólares, segundo uma recente pesquisa.

2. VMware VCP-Cloud
Esta é uma certificação relativamente nova. Muitas empresas ainda têm ressalvas sobre a computação em nuvem: como funciona? Quem tem acesso ao meus dados? É segura? Uma certificação pode incrementar seus anos de experiência com storage e virtualização para ajudar a superar essa insegurança de muitas companhias. É um investimento caro e que demanda de tempo e requer alguns pré-requisitos. A média salarial dos trabalhos que requerem tal credencial nos Estados Unidos gira em torno de 110 mil dólares anuais.

3. Certified Information Systems Security Professional (CISSP) da (ISC)2
Trata-se de uma das principais certificações em segurança. Os exames de competência da CISSP incluem diversos temas de segurança, gestão de riscos, cloud computing, segurança móvel, desenvolvimento de aplicação de segurança, entre outros. Sua larga abrangência é o que a diferencia de outros exames de certificação. Para obter a certificação CISSP, é necessário ter desempenho de 70% no teste que conta com 250 questões de múltipla escolha. E outro detalhe: o profissional não pode ter antecedentes criminais. Em média, quem possui a certificação recebe uma base salarial anual de 100 mil dólares nos Estados Unidos.

4. Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL Developer Certification

Se você quer deixar de ser programador de nível médio e tornar-se um desenvolvedor profissional de base de dados, esta é a certificação para você. A Certificação Profissional Avançda de PL/SQL da Oracle é destinada àqueles que pretendem trabalhar principalmente com desenvolvimento PL/SQL (server-based) e demonstra conhecimento na construção de aplicações de internet centradas em banco de dados para Oracle 9i e Oracle Database 10g, um pré-requisito da Oracle PL/SQL Certified Associate. Os trabalhos que exigem essa certificação chegam a pagar em torno de 109 mil dólares anuais nos EUA.

5. Cisco Certified Internetworking Expert – Routing e Switching
Certificações da Cisco são muito populares e essa, de especialização em routing and switching ? que inclui LAN, WAN, Ethernet, TCP/IP, IPv6, OSPF e BGP ? é uma das mais procuradas. Ela valida as habilidades de engenheiros de rede de alto nível que planejam, operam e lidam com infraestruturas de rede convergentes e complexas. Nos Estados Unidos, a média salarial dos trabalhos que requerem a CCIE é de aproximadamente 100 mil dólares anuais.

6. Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD)

A certificação foi criada para reconhecer o conhecimento daqueles que criam e implantam aplicações de web e serviços modernos. Os desenvolvedores web e administradores precisam completar três passos para obtê-la: Programação em HTML5, com JavaScript e CSS3; desenvolvimento de aplicações web ASP.NET MVC 4; e desenvolvimento em Windows Azure e serviços web. A média salarial de trabalhos que exigem a MCSD nos Estados Unidos é de 88 mil dólares anuais.

7. CompTIA Mobility+
CompTIA é uma associação de profissionais de TI que oferece 4 níveis de treinamento: máster, profissional, especialista e básico. Sua certificação Mobility+ merece atenção dado o crescimento apresentado pelo setor de mobilidade. Segundo a Cisco, o tráfego global de dados móveis deve multiplicará na ordem de 13 vezes entre 2012 e 2017, apresentando um crescimento anual de 66%, e alcançará 11.2 exabytes por mês em 2017. As avaliações da CompTIA Mobility+ incluem mobile device management, troubleshooting, segurança e infraestrutura de rede. (A remuneração média não foi divulgada).

Participe da Comunidade IT Forum 365. Cadastre-se agora e tenha acesso exclusivo a outras notícias!

Acompanhe também o IT Forum 365 pelo Linkedin!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.