Serviços de mercado e Big Data deverão crescer 26,4% até 2018
Estudo recente publicado pela consultoria International Data Corporation (IDC, na sigla em inglês) aponta que o Big Data e os serviços de mercado irão crescer 26,4% na média composta de crescimento anual (CAGR, na sigla em inglês), saltando para US$ 41,5 bilhões até 2018, ou cerca de seis vezes a taxa de crescimento do mercado de tecnologia em geral.
A IDC acredita que Big Data irá continuar a representar rápido crescimento em uma multibilionária oportunidade global nos próximos cinco anos, apesar do crescimento de outros setores individuais que compõe esse mercado começarem a mostrar indícios de desaceleração.
“A onda em torno de Big Data parece estar caindo. Esse é um sinal de que as tecnologias estão maturando e fazendo seus caminhos dentro das fábricas, de como as organizações operam e firmas conduzem seus negócios”, explica o diretor de pesquisas para Big Data e sistemas de storage da IDC, Ashish Nadkarni.
Além do indicador acima, o estudo também aponta que:
• Infraestrutura continuará comandando uma grande fatia do mercado, com 48,2% em 2014.
• Apesar de ser esperado que a região das Américas siga liderando os investimentos em Big Data, o resto do mundo está se aproximando. EMEA e a Ásia/Pacífico (tirando o Japão) controlam quase 45% do mercado em infraestrutura, software e serviços segmentados para o mercado de Big Data.
• A IDC espera que fornecedores concorrentes possam sair em uma onda de aquisições no mercado de Big Data
“Big Data continuará transformando negócios em todos os lugares, fazendo deles ‘Entregadores de Big Data’ nesse processo. No contexto do mercado mais amplo de ICT, e até mesmo em negócios de analytics em geral, o mercado de Big Data está se movendo rapidamente de um estado de recém-desenvolvido para de maturidade”, pontua Dan Vesset, especialista em business analytics e Big Data.
O estudo “Worldwide Big Data Technology and Services 2014-2018 Forecast”, realizado pela instituição, examina as tecnologias de Big Data e o Mercado de serviços para o período entre 2013 e 2018, e descreve a definição de Big Data e os critérios e metodologias para mensurar o mercado.